18/06/15

Caminhando….

Caminhos de Leitura já começou…
                                                       … com a formação creditada!

Dia 17 e 18, os 70 formandos inscritos marcam encontro com Benita Prieto [Leitura e Hiperleitura no Mundo Digital], com Rodolfo Castro [A leitura na encruzilhada: diferentes abordagens para  a leitura em voz alta], com Estrella Ortiz [Do livro ao dito e do dito ao livro].

Oficinas que nos possibilitam viver o processo de contar uma história do princípio ao fim, com criatividade vocal e gestual e aproveitam para nos ajudar a desconstruir mitos e medos do mundo digital.

Desejamos uma boa Caminhada…

16/06/15

A Caminho do Encontro

E já só faltam três dias… e nós temos tudo pronto para o receber!
Agora que conhece todos os nossos convidados… venha connosco e suba ao morro do Castelo do Mouro Al Pal-Omar!
Na Mata do Castelo, entre fadas e duendes, ecoam palavras das Árvores que falam!


Mas nada o impede de subir, subir bailando… apanhando palavras…
Entre, agora, no Castelo de Pombal… fique embriagado com as leves palavras ao colo do mês de junho… deixe-se encantar por lendas e melodias, cheiros e cores… no Mercado das Artes.


O Bichinho de Conto
O Bichinho de Conto é um projeto editorial para quem se atreve a ler com os cinco sentidos.

Livraria Gigões & Anantes
A livraria Gigões & Anantes tem três anos, mas, como já anda, tornou-se, em pouco tempo, conhecida e acarinhada por gentes de cá e de lá longe. 

Trelear
Ocupa, desde 2014, o Teatro-Cine de Pombal, onde cerca de 30 crianças, com idades compreendidas entre os 3 e os 12 anos, se encontram regularmente com o bichinho de LER.

O Gato Leitor
Um projeto de Ana Tenente, que nos seduz com duas paixões, «O Gato» e «A Leitura».

Inspire-se …

15/06/15

Os nossos convidados XIX

Pela primeira vez  em Pombal!
Contamos com a presença de Ana Cristina Herreros Ferreira!


Ana Cristina Herreros Ferreira (León, 1965), filóloga e especialista em literatura tradicional, escritora, editora, narradora oral, é autora de vários artigos sobre animação da leitura e métodos de narração.
As suas obras tornaram-na suficientemente conhecida para ser convidada para diversos festivais, em vários lugares do mundo, e alguns dos seus livros foram traduzidos em catalão e em francês.
Quando conta é conhecida pelo nome de Ana Griott.
 A autora, pela primeira vez em Pombal, revela-nos que a necessidade de dar voz aos que não a têm é o que empresta sentido ao seu trabalho como narradora.

...19 e 20 de junho, poderá encontrar-se com Ana Cristina Herreros Ferreira em Pombal!

11/06/15

Os nossos convidados XVIII

Não é a primeira vez que está em Pombal!
Voltamos a contar com a presença de Marina Palácio!


Nasceu em Lisboa em 1971. Ilustradora, autora de banda desenhada, realizadora de cinema de animação e artista-educadora.
Está ligada ao teatro há mais de vinte anos, e tem colaborado como aderecista, figurinista, designer gráfica, e também, na criação de ambientes plásticos. 
Tem escrito e ilustrado diversos livros para os mais novos, recebendo o Prémio de Ilustração do Festival de BD da Amadora – Melhor Ilustração Infantil 2003 pelas ilustrações do livro O Circo da Lua.
Tem criado e orientado Oficinas de Leitura e Criatividade – Educação pelo Livro, Arte e Natureza para crianças e para adultos, associados aos seus livros e não só, em escolas (públicas e privadas), bibliotecas e diversas entidades culturais do país, cruzando conceitos e materiais não convencionais. Sensibilizando para as diferentes formas de leituras dos Livros e do Mundo através de criação de laboratórios plásticos, ilustração, natureza, ciência, provocando experiências estéticas, poéticas, sensoriais e imaginativas. Ver, Ler, Estudar e Interpretar a realidade representando-a com consciência crítica desenvolvendo uma atitude positiva e otimista perante a vida. Formar Leitores inteligentes culturalmente criativos e ativos na nossa sociedade e no mundo. Acredita mesmo, que “Ser Criativo” é uma ferramenta para a vida.

Está a preparar mais dois livros ilustrados: O Livro dos Ventos e o Tratado do Silêncio.

...19 e 20 de junho, poderá encontrar-se com Marina Palácio em Pombal!

08/06/15

Os nossos convidados XVII

Não é a primeira vez que está em Pombal!
Voltamos a contar com a presença de Luís Carmelo!


Nasceu em Lisboa em 1976, mas foi no Brasil que cresceu até 1991. Licenciado em Estudos Teatrais e Mestre em Estudos Portugueses com a dissertação Representações da Morte no Conto Tradicional Português (Colibri). Colabora com o Instituto de Estudos de Literatura Tradicional da Universidade Nova de Lisboa e com o Centro de Investigação em Artes e Comunicação da Universidade do Algarve, encontrando-se a desenvolver um projecto de doutoramento sobre narração oral enquanto bolseiro da FCT. É narrador desde 2003, trabalhando em bibliotecas, escolas, associações, teatros e festivais, em Portugal e no estrangeiro, e desenvolvendo diversos projectos de programação, criação e investigação nessa área.

...19 e 20 de junho, poderá encontrar-se com Luís Carmelo em Pombal!

04/06/15

Os nossos convidados XVI

Não é a primeira vez que está em Pombal!
Voltamos a contar com a presença de Associação Andante!


Quem é a Andante?
Eles são a Cristina e o Fernando, uma actriz e um sonoplasta, têm em comum o querer mudar o mundo e o prazer da leitura. Adoram o som do manjericão, o cheiro das abelhas e sabor dos livros. Gostam do riso das crianças e de gente desaparafusada. Ao fim de 15 anos com a casa às costas fizeram um espetáculo dum caracol e agora andam metidos com uma ave sossegada. Para saber mais sobre eles vá a dâbliu dâbliu dâbliu arroba andante ponto com ponto pê tê.

...19 e 20 de junho, poderá encontrar-se com Associação Andante em Pombal!

01/06/15

Os nossos convidados XV

Não é a primeira vez que está em Pombal!
Voltamos a contar com a presença de Margarida Junça!


Évora viu-a nascer. Cresceu a olhar a planície como linha de horizonte. Cresceu ao cheiro e sabor de açordas, ervas bravas e pão acabado de cozer. Cresceu com uma máquina de costura a embalar-lhe os sonhos e de orelha alerta aos ditos dos mais velhos. Cresceu a picar-se nas silvas e com esfoladelas nos joelhos. Já crescida seguiu a área da educação mas, desde cedo, um bichinho cheio de contos foi-lhe fazendo cócegas debaixo da língua, à qual, hoje vai dando voz.

...19 e 20 de junho, poderá encontrar-se com Margarida Junça em Pombal!