12/06/18

Gigões e Anantes

Inaugurada em setembro de 2012, a livraria Gigões e Anantes, está situada no centro de Aveiro, ocupando o rés do chão de um edifício antigo e histórico da cidade, datado de 1616. O nome da livraria - Gigões e Anantes - é uma homenagem a uma das histórias de Manuel António Pina. Além de literatura infantil, a oferta contempla também poesia, álbuns ilustrados, entre outras obras. Promovem exposições, tertúlias, horas do conto, entre outros eventos.
Era uma vez um gigão tão grande, tão grande,
que não cabia. – Em quê? – O gigão era tão grande
que nem se sabia em que é que ele não cabia!
Mas havia um anante ainda maior que o gigão,
e esse nem se sabia se ele cabia ou não.
E, nós escrevemos:
Gigões e Anantes cabem sempre nos nossos Caminhos!
Dias 14, 15 e 16 de junho, no Jardim da Várzea.

O gato leitor

brincar + viajar + amar + sonhar + conhecer + saber + sentir + ouvir + descobrir + rir + imaginar + ler + construir + viver + projetar + criar + pensar + fabricar + traçar + aprender + desenhar + ilustrar + educar + dormir + formar + riscar + comunicar + fantasiar + alimentar + promover + mediar + acordar + crescer…= o gato leitor ®

o gato leitor ® tem como base a mediação da leitura. A sua atividade conjuga serviços e produtos que alimentam o imaginário e promovem o gosto pelos livros e pelas artes.
É dinamizado por Ana Tenente, professora do 1.º e 2.º Ciclos do EB e de Educação Especial e mediadora de leitura com pós-graduação em Livro Infantil, pela Universidade Católica de Lisboa.
Gostamos muito de poder contar com o gato leitor nos nossos Caminhos!
Dias 14, 15 e 16 de junho, no Jardim da Várzea.


Os Jogos do Helder

Os Jogos do Helder são máquinas diabólicas que fugiram do interior dos computadores e televisões e invadiram as ruas, escolas lares e outros espaços.
Utilizando simplesmente a energia humana tem a capacidade de divertir e desafiar todo o ser humano.
Atreve-se?
Dia 16 de junho, no Jardim da Várzea.




 Apeadeiro da Leitura - Mercado do Livro e da Leitura
Jardim da Várzea 14, 15 e 16 de junho



A Cabeçudos Itinerante

A CABEÇUDOS ITINERANTE é a abordagem itinerante da Livraria CABEÇUDOS e tem como principais objetivos levar o livro infantojuvenil a crianças e jovens que, por fatores intrínsecos ou em contexto social adverso, se encontrem privados da leitura e do acesso ao livro; levar o livro às crianças e jovens que, grandes ou pequenos leitores, se encontrem limitados a uma oferta reduzida; levar o livro infantojuvenil a professores, cuidadores, educadores, pais e encarregados de educação - peças fundamentais na instrução dos hábitos de leitura em idade precoce - que careçam de orientação e apoio especializado no cumprimento deste desígnio.
A CABEÇUDOS ITINERANTE é o prolongamento da Livraria CABEÇUDOS no que respeita à sua missão: - "Contribuir significativamente para a promoção da literatura infantojuvenil, encorajando as crianças a iniciarem-se o mais cedo possível nessa viagem maravilhosa que é a leitura, e, motivando os jovens a preservar hábitos de leitura para que amadureçam leitores apaixonados. Promover a partilha de experiências e conhecimento entre crianças, jovens e adultos.
Luísa Ducla Soares caracteriza as bibliotecas itinerantes como Bibliotecas com rodas. Será que podermos chamar A CABEÇUDOS ITINERANTE uma Livraria com rodas?
Cremos que sim!





 Diogo deCalle

Diogo deCalle é artista plástico e arte-educador, que vive e trabalha em Lisboa.
O seu universo plástico passa por expressão em Desenho, Gravura, Instalação e Ilustração.
Recebeu prémio Jovens criadores 2008 e foi selecionado para diferentes Festivais de arte, com obras de arte pública.
Presentemente desenvolve projeto de Arte Relacional com o Artista Plástico Bruno Lavos

Marques no qual, as suas ilustrações se transformam em comunicação através da serigrafia.
Procure a Bicicleta da serigrafia, no Jardim da Várzea!


11/06/18

Os nossos convidados...

Mafalda Milhões


É uma mulher do Norte e não sabemos se não terá sido essa costela transmontana que a dotou do raro poder de acreditar nos projetos mais difíceis. Conta histórias, é editora, livreira e também autora e ilustradora.
Uma mediadora de leitura que tem um sonho: construir uma comunidade de leitores inteligente, criativa e ativa culturalmente. Conhecedora do universo da Literatura Infantil e dos processos de mediação, integrou o grupo de dinamizadores do programa de itinerâncias da DGLB.
Quando a Matilde e a Maria nasceram transformaram-na numa mãe bicho com genes de galinha, papagaio, formiga, águia, leão e canguru.

A Mafalda, é a criadora das imagens poéticas dos nossos Caminhos!

Em Pombal, dias 14, 15 e 16 de junho.



Os nossos convidados...

Associação Andante


A Andante é uma companhia de teatro que tem como objetivo principal a promoção da leitura, a sedução de leitores. Transformam livros de poesia, romances, contos, em espetáculos de teatro!
A Cristina e o Fernando, uma atriz e um sonoplasta, tem em comum a vontade de querer mudar o mundo e o prazer pela leitura. Não obrigam ninguém a gostar de ler, mas tentam seduzir, partilhando o prazer da leitura, quebrando preconceitos que relacionam diretamente os livros, o teatro, a arte, a algo aborrecido e monótono.
É isso que fazem todos os dias: tentam.
.
Cristina Paiva e Fernando Ladeira, os verdadeiros guerreiros da palavra!

Dia 16 de junho, com ACTOS DE LEITURA - ordenar o mundo, no Teatro-Cine de Pombal.




08/06/18

Caros caminhantes,


Estamos prontos para vos receber!
Durante quinze anos viajámos e lemos através das emoções, e, o nosso caminho foi ficando colorido de palavras e de sentidos. Durante as viagens guardámos na mala memórias, recordações, imagens, sabores, afetos, sentidos, palavras e leituras.

Queremos partilhar com todos os que não têm medo de viajar as nossas LEITURAS pois agora sabemos que a leitura pode acontecer em qualquer lugar.

De  14 e 16 de junho de 2018, contaremos com vários apeadeiros dos Caminhos de Leitura:

Apeadeiro do Encontro - Encontro de literatura infantojuvenil

Apeadeiro da Ilustração - Exposições de ilustração

Apeadeiro da Leitura - Mercado infantil do livro e da leitura

Apeadeiro da Memória - Festival de Narração Oral

Informamos que a inscrição para a formação creditada termina hoje! As restantes inscrições decorrem até ao dia 12 de junho.

Aqui, a leitura acontece.

O comboio já partiu.

Não tenha medo de embarcar.







07/06/18

Os nossos convidados...

Afonso Azevedo


Criativo de publicidade de profissão, encontrou na música e nos contos o escape para a criatividade que não necessita de packshot.
Está pela segunda vez em Pombal e não lhe faltará criatividade ao lado do seu tio Paulo Condessa!
Preparados para escutar capuchinho Blues e Fado Metal dos 3 Porquinhos?

Dia 14 de junho, no Café Concerto assista aos Eletrocontos: Capuchinho Blues e Fado metal dos 3 Porquinhos.



Os nossos convidados...

Paulo Condessa



1961 é um ano que se pode pendurar de cabeça para baixo, sem perder o norte. Nasci no centro, com duas costelas do sul. Não acertei à primeira mas lá me licenciei em Ciências da Comunicação. No marketing e depois na publicidade, como gestor e estratega, construí carreira com tijolos multinacionais. Depois desisti de tudo. Fiz 2 pós-graduações (acrescentei Ciências das Religiões). Vida nova como escritor, poeta, performer, professor. E maestro: condutor de palavras, do coração até à boca. Pesquisei, experimentei e desenvolvi um sistema artístico e pedagógico assente em imaginação sensível e consciência criativa. Publiquei cinco livros (dois para crianças), duas peças de teatro (uma prémio nacional). Tornei-me mediador de leitura, desenvolvo performances poéticas e pedagógicas. Dou cursos e workshops por todo o país, a todos os públicos. Treino pessoas e equipas para eventos poéticos ou transdisciplinares. Oriento módulos de escrita, leitura e inteligência criativa. As orquestras de palavras são a minha paixão.
Ainda se escuta em Pombal a orquestra de palavras de pais e filhos....pronto para repetir a experiência, Paulo Condessa?

Em Pombal, dias 14 de junho, no Café Concerto assista aos Eletrocontos: Capuchinho Blues e Fado metal dos 3 Porquinhos.
Dia 16 de junho à oficina LER DENTRO-FORA DA CAISHA - oficina de leituras criativas com base no livro O HARVÀSSARO.



06/06/18

Os nossos convidados...

Gémeo Luís 


Gémeo Luís, pseudónimo de Luís Mendonça é professor na Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto, Designer, Editor, ilustrador de referência do panorama da ilustração contemporânea nacional e internacional. A sua intensa atividade criativa está representada em coleções privadas, em países tão diversos como a Alemanha, Argentina, Chipre, Espanha, China, Itália, França, Coreia, Irão, Japão, Portugal, entre outros.
Há tanto para contar sobre o Luís Mendonça... terá oportunidade de o conhecer melhor, nos Caminhos de Leitura!

Dias 15 e 16 de junho na oficina de ilustração !TotóLobo?


Os nossos convidados...

Claire Béraud Thomas

Claire Béraud Thomas nasceu em Brest, Bretanha, em 1965.Estudou na Escola de Belas-Artes em Brest e História da Arte e da Pintura, em Paris. Nascida para viver na Bretanha, ela vem desenvolvendo há vários anos seu trabalho na técnica de livros animados Pop-up, desenvolvendo oficinas criativas, especialmente para grupos escolares onde são criados grandes livros realizados pela imaginação e criatividade das crianças.Merci Claire, de faire partie de notre Chemin!

Dias 15 e 16 de junho na oficina de pop-up: cortar, rasgar, dobrar e jogar!




05/06/18

Os nossos convidados...

José Saro

 Natural de Coimbra, Licenciado na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde concluiu o Mestrado em Línguas e Literaturas Clássicas “Viagens e Expansão Ultramarina no séc. XVI “, tem-se dedicado ultimamente às Ciências da Informação e Comunicação, nomeadamente à Biblioteconomia, área onde concluiu, em 2009, o Doutoramento na Facultad de Traducción y Documentación da Universidade de Salamanca com a Tese A Biblioteca Escolar em Portugal.A incursão por este ramo do saber ficou a dever-se, por um lado, ao seu envolvimento como responsável da Biblioteca Escolar, por outro, às funções que atualmente desempenha na Rede de Bibliotecas Escolares como Coordenador Interconcelhio.
 Desde 2009/2010 tem desempenhado funções docentes em diversas universidades na área: Literacias do Conhecimento; Informação, Comunicação e Educação; Promoção da leitura e Bibliotecas Escolares. Decorrido disso e também por convite tem estado presente em vários júris de mestrado nas instituições referidas e noutras para onde foi convidado para o efeito. Decorrente do envolvimento em projetos em que o foco é a relação entre a literatura e a ciência (desde 2009, como o Newton Gostava de Ler e oHistórias com Ciência na Biblioteca Escolar, tem participado em encontros de comunicação de ciência. Como formador e entre as diversas ações 
que promoveu e dinamizou, salientam-se a participação e colaboração no FOLIO LITERÁRIO 2016 e 2017 na dinamização do Laboratório de Ideias e no Seminário Internacional.  

Amigo de longa data, este ano, assume a coordenação da Formação Creditada Caminhos de Leitura.




Os nossos convidados...

Bru Junça

Foi em Évora que acordei para VIR AO MUNDO.Terra onde finquei raízes de afetos, Flori sonhos e Colhi o fruto, ora amargo ora doce, do tamanho das vontades que ousei plantar. É BARALHANDO HISTÓRIAS, voltando a ouvir e a contar que(me) vou contando. Gosto de contar o tempo, de percebê-lo. Talvez, por isso, goste de o conjugar verbalmente no gerúndio, dando-lhe uma Ideia de infinitude, ainda que ilusória. Na minha bagagem carrego livros, muitos livros, guardo canto que me é chão e até um FAROL SÓ MEU para não esquecer o norte do caminho. Carrego medos grandes e pequenos e um grande espaço VAZIO. FEITO À MÃO levo os livros de pano que nascem das minhas memórias e de inúmeros retalhos de pano. COM O TEMPO descobri que PARA SEMPRE é muito tempo e que, mais cedo ou mais tarde, o TRANGLOMANGLO virá bater-me à porta. Depois apenas ficarei, para sempre, no MUSEU DO TEMPO daqueles que me quiserem guardar na sua memória. EU ESPERO… enquanto vou contando. 

 Contamos os dias, para escutar e ver a poesia da Bru!


Dias 15 e 16 de junho na oficina "LIVRO, é um lugar."


04/06/18

Os nossos convidados...

Marçal Grilo

Eduardo Marçal Grilo
Eduardo Marçal Grilo (1942) é Doutorado em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior Técnico. 
Foi DG do Ensino Superior, Presidente do Conselho Nacional de Educação e Ministro da Educação. 
Na Gulbenkian, foi Diretor do Serviço de Cooperação e Administrador. 
Atualmente, está ligado à Universidade de Aveiro, é membro do Conselho de Curadores da Fundação Francisco Manuel dos Santos e faz comentários políticos na RTP 3.


Em Pombal, poderá escutar Eduardo Marçal Grilo, dia 16 de junho, na moderação da comunicação de Alberto Manguel "Las lágrimas de Isaac".



Os nossos convidados...

Rita Alves


Sobre si, disse-nos:
Tornei-me professora antes de ser mãe. Formei-me em 1999 enquanto professora do Ensino Básico e lecionei no 1º ciclo a par e passo de pertence ao projecto literário do Instituto Piaget – Cancioneiro Infanto-Juvenil para a Língua Portuguesa. Tornei-me Professora do Ensino Superior, na área da literatura para Crianças e Jovens e Didática da Língua Portuguesa, e leciono estas áreas na Ese Jean Piaget de Almada. Recentemente estive como Diretora da Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada  e presidente do Conselho Técnico Científico. Não me conformo com os muros das escolas, aqueles que distanciam a escola da comunidade. Estou convicta de uma escola sem muros, diferente e de que as leituras e as escritas nos podem ajudar nesta tarefa. “


Em Pombal, poderá escutar Rita Alves, dia 15 de junho, na conferência "Na minha escola os muros só servem para escrever".


01/06/18

Os nossos convidados...

Lucas Ramada Prieto


Licenciado em Estudos Hispânicos da Universidade de Oviedo, Mestre em Pesquisa em Ensino de Língua e Literatura da UAB e Doutor Internacional em Ensino de Língua e Literatura da Universitat Autònoma de Barcelona com a sua investigação "Isto não é sobre Livros. Literatura Infantil e Juvenil Digital e Educação Literária.
Lucas Ramada Prieto é especialista no estudo das formas de ficção digitais para crianças e jovens, tema que o levou a promover vários cursos de formação de professores (Rosa Sensat, Biblioteques de Barcelona, TresBrujas coletivos), conferências internacionais, curadoria de exposições de Literatura Eletrónica Infantil para o ELO (Electronic Literature Organization).
É professor da disciplina de Livros e Literatura infantil da UAB, autor de EstoNoVaDeLibros, primeiro canal de instagram dedicado a relatar ficções digitais infantis e juvenis, colaborador do blog Literaturas Exploratórias e coordenador da seção de recomendações digitais da Web GRETEL.


Em Pombal, poderá escutar Lucas Ramada Prieto, dia 15 de junho, na conferência "Más allá del libro: literaturas y ficciones digitales para jóvenes lectores".
Dias 15 e 16, na oficina "Compreender, valorizar e desfrutar a literatura infantil e juvenil digital"