Bru Junça nasce em Évora em 1983. Em 2006 completa a Licenciatura em Educação de Infância pela Universidade de Évora e em 2010 a Pós-Graduada em Livro Infantil pela Universidade Católica de Lisboa.
Como mediadora de leitura e contadora de histórias participa em vários encontros nacionais e internacionais, quer a nível performativo quer a nível formativo, trabalhando com várias faixas etárias.
Em 2012 cria a marca Conto por Ponto, livros de pano artesanais inspirados em textos da tradição oral.
Entre 2017 e 2018 trabalhou com a Biblioteca Nacional de Cabo Verde na implementação das primeiras 9 bibliotecas escolares da ilha de Santiago e numa rede de formação para professores entre ilhas.
Em 2019 é convidada pelo IPOR (Instituto Português do Oriente) em Macau para ingressar num encontro que visa a sensibilização da língua portuguesa Em 2019 fez parte do projeto “Mamãs em Movimento” em Moçambique levado a cabo pela associação AIDGlobal, trabalho que incide na promoção da leitura na primeira infância pelos elementos da comunidade.
Em 2019 esteve em Angola como mediadora de leitura e contadora de histórias num projeto social - Projeto Cuerama.
De 2020 a 2021 integrou a equipa artística do O MUS-E em Évora, projeto de âmbito internacional desenvolvido pela Associação Menhuin Portugal.
E aquando a pandemia Covid-19 foi responsável pela Hora da Leitura do 1º e 2º Ano de Escolaridade no Estudo em Casa, transmitido pela RTP Memória.
Em 2022, integrou a equipa de jurados do Observatório de Leitura - Selos Caminhos de Leitura. Em 2023, ganha o Prémio Carreira Alumini pela Universidade de Évora e mais recentemente torna-se membro da equipa IBBY Portugal.
Sem comentários:
Enviar um comentário