31/05/24

 Os nossos convidados...


Mafalda Milhões

Dedica-se à ilustração, mas também é editora, livreira, autora e mediadora de leitura. Formou-se em Artes Gráficas em  Tomar, é discípula de Gutenberg e uma das impulsionadoras do projeto editorial “O Bichinho de Conto”, sediado em Óbidos.

A ilustração de Mafalda Milhões expressa bem a sua personalidade e ideias. É uma ilustradora de causas. A sua obra conta com várias distinções, em 2014 foi galardoada em Espanha com o Gourmand Award na categoria Best Illustrated CookBook com o livro “Maruxa” (OQO).

As suas imagens são de quem mastiga palavras e lê o mundo. Para ela ler também é ouvir, ser, estar e sentir.


 Os nossos convidados...



Nicolás Buenaventura Vidal

Contador de histórias, ator, escritor, roteirista e diretor de cinema. Nos seus livros de histórias e ouvindo-o contar, é possível saborear a música das palavras. Afirma que ser contador de histórias lhe permite viver cada dia como uma aventura, aceitar as incertezas e combater as certezas, principalmente as suas. Pensa que por detrás de cada história há mais mil, talvez por isso os seus silêncios contem tanto quanto as suas palavras.

30/05/24

 Os nossos convidados...


José António Videira Saro

Transeunte pelas letras e pelos livros metamorfoseado em fazedor de bibliotecas e recreador de leituras. Entre o mago principiante e o aprendiz diplomado se fez a revolução biográfica e profissional.

Professor do Ensino Secundário e Ensino Superior em várias instituições, tem partilhado saberes e orientado investigações, como teses de mestrado, na área das ciências da informação. Doutorado em Biblioteconomia pela Universidade de Salamanca (2009). Tutor no TEKA - Projeto da Fundação Calouste Gulbenkian de Formação de Professores e Desenvolvimento das Bibliotecas Escolares. Diretamente implicado no aparecimento e dinamização do Projeto Newton gostava de Ler, e do Histórias com Ciência na Biblioteca Escolar, resultantes de parcerias, que promoveu entre a Rede de Bibliotecas Escolares e a Fábrica Centro Ciência Viva e o Departamento de Línguas e Culturas, da Universidade de Aveiro, a ser implementado a nível nacional, desde 2010 e 2016, respetivamente. 

Atualmente desempenha as funções de Coordenador Interconcelhio da Rede de Bibliotecas Escolares.

 

 Os nossos convidados...


Dora Batalim Sottomayor

Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. É pós-graduada em Sociologia da Comunicação e Cultura e em Ciências da Educação, nas vertentes de Educação e Leitura.Tem mestrados em Livros e Leitura para Crianças e Jovens e em Didática da Língua e da Literatura, ambos da Universidade Autónoma Barcelona e fez o curso de Terapia Artística.É coordenadora pedagógica e docente da Pós-Graduação em Livro Infantil na Universidade Católica e professora de Literatura Infantojuvenil e de outras disciplinas que cruzam arte e educação na ESEI Maria Ulrich e, agora, no ISPA, nos cursos de licenciatura e mestrado.Foi jurada de várias edições do Prémio Nacional de Ilustração. Integrou equipas de serviços educativos de instituições como o CAM (Fundação Calouste Gulbenkian) e o Museu Berardo/CCB. Faz parte da rede de especialistas da DGLAB e do PNL2027, traduz literatura infantil.


29/05/24

 Os nossos convidados...

Raúl Guridi

Ilustrador, designer e criador sevilhano que fez experiências em quase todos os campos da imagem gráfica e editorial, impressão, design editorial, publicidade e arquitetura. Desde 2010, concilia a docência com a sua produção artística, que se centra sobretudo na ilustração editorial infantojuvenil e cartazes para teatro e dança.

A sua extensa bibliografia estende-se a mais de 80 livros tanto como autor como coautor na área de álbuns ilustrados e manuais de criatividade.

 

Os nossos convidados...

André da Loba

É ilustrador, animador, designer gráfico, escultor e educador. Licenciado em Design Gráfico pela Universidade de Aveiro (2004), fez uma especialização em Técnicas de Comunicação Visual na Universidade de Eina, Barcelona, em 2005, e uma pós-graduação em Ilustração na School of Visual Arts de Nova Yorque, em 2009.

O seu trabalho é amplamente reconhecido internacionalmente sendo colaborador regular doThe New York Times, Time Magazine, The New Yorker, The Washington Post, The Boston Globe, Newsweek, Time Out Magazine, assim como de outras publicações europeias e sul americanas. Trabalha também para diversas editoras e instituições, tendo ilustrado mais de uma dezena de livros infantis em Portugal, Espanha e Brasil. É professor convidado no Mestrado em Ilustração do Instituto Superior de Educação e Ciências de Lisboa e leciona ilustração na Parsons School of Design em Nova Iorque.

Diversas vezes premiado, entre outros pela Feira do Livro de Bolonha, pela Sociedade de Ilustradores de Nova Iorque, e a revista Lurzer's Archive onde foi selecionado, em 2010, como um dos 200 melhores ilustradores de todo mundo, no mesmo ano em que recebeu um Destaque Especial no Prémio Nacional de Ilustração com as ilustrações da obra Bocage: antologia poética, editado pela Faktoria de Livros.


28/05/24


 Os nossos convidados....


Paulo Condessa

Paulo Condessa faz uma dieta com base na poesia e outras proteínas literárias.

É maestro de palavras ditas. Faz espetáculos de poesia, a solo e em grupo.

E poeta, e escritor, para miúdos e graúdos.

Desenvolve ações de Team Building Criativo e Palestras Motivacionais.

E oficinas de leitura criativa cooperativa e inteligência emocional.

Dá para os dois lados: carácter lúdico ou profissional.

Concebe ou apoia festivais de poesia, treina e prepara equipas leitoras.

Fundou vários duos poéticos: O COPO (com o poeta Nuno Moura), Os Peixes Gémeos (com o músico Afonso Azevedo),  Dois Líricos (com o guitarrista Sérgio Correia) e Animal de Duas Pautas, com o contrabaixista Miguel Calhaz.  

Publicou 10 livros e 2 peças de teatro.

 

Os nossos convidados...


Paula Cusati

Mediadora de leitura e formadora acreditada pelo CCPFC na área da Promoção da Leitura. Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, especializada em Ensino das Línguas Estrangeiras e pós-graduada em Livro Infantil. Completou a parte curricular do Mestrado em Promoção da Leitura e Literatura Infantil da Universidade de Castilla-La Mancha. Trabalhou durante vários anos numa Biblioteca Municipal, onde foi responsável pelas atividades de Animação e Promoção da Leitura. Foi animadora do projeto Cata Livros (Fundação Gulbenkian) nos concelhos do Litoral Alentejano e Algarve. Concebe e dinamiza sessões de leitura em voz alta com livro em presença e projetos continuados de promoção da leitura e da escrita para crianças, jovens e adultos. Participa em encontros de reflexão e formação para mediadores e outros agentes educativos. Presta consultoria individual, profissional e institucional no campo da mediação leitora e da promoção da leitura e da escrita.


27/05/24

 

Os nossos convidados...



Maria José Vitorino

Professora desde 1976, profissionalizada desde 1979. Bibliotecária desde 1990. Formadora certificada desde 1998. Exerceu funções de coordenação interconcelhia na RBE (1998-2014). Tradutora. Editora de conteúdos. Curadora.

Licenciada em História (1977). Curso de Especialização em Ciências Documentais – Bibliotecas e Documentação (1990). Mestrado em Ciências da Educação – Educação e Leitura (2014). Pós Graduação em Gestão e Curadoria da Informação (2015).

Membro de órgãos diretivos de associações sem fins lucrativos: APMNR Associação Promotora do Neorealismo, Laredo Associação Cultural (co-fundadora), Associação Forum Manifesto. 

Integra o Comité Conjunto IFLA-IASL.

Membro ativo de outras associações profissionais e culturais, tais como a BAD Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Profissionais de Informação, IASL International Association of School Librarianship, Ateneu Artístico Vilafranquense, APCEP Associação Portuguesa de Educação Permanente, SPGL/Fenprof Sindicato de Professores da Grande Lisboa.

Membro da Comissão de Honra do PNL2027

Prémios: IASL Schoollibrarianship IASL 2009

Cidadão D'Honra 2010. Mérito Cultural (Junta de Freguesia de Vila Franca de Xira)

 

 

Os nossos convidados...



Nerve

Professor de RAP no curso de Produção de Hip-Hop na Escola de Tecnologias Inovação e Criação de Lisboa, o rapper e produtor NERVE é membro do trio ESCALPE e fundador do projeto PURGA - Sessões de Poesia.

A sua discografia estende-se desde 2006, inclui uma mão cheia de projetos a solo e colaborações com dezenas de rappers, DJ's e produtores.

23/05/24

 

Os nossos convidados...

Yke Leon

Yke Leon é poeta, jornalista, apresentador, professor e roteirista. Doutorando em Comunicação Social pela PUC-Rio, é mestre em Mídias Criativas pela Escola de Comunicação da UFRJ, formado em Jornalismo pela PUC-Rio e pós-graduado em Arte e Literatura pela mesma instituição. Atualmente é Superintendente de Leitura e Conhecimento da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.


 

Continuamos a revelar os segredos dos nossos Caminhos.

Já fez a sua inscrição?

Apresentamos os nossos convidados...

ANA SOFIA PAIVA 

Atriz, autora, investigadora de contos populares e mitologias do mundo, poesia, música e cancioneiro tradicional, narração e performance oral cénica. Licenciada em Teatro pela Escola Superior de Teatro e Cinema e pós-graduada em Promoção e Mediação da Leitura pela Universidade do Algarve. Integrou a equipa do Arquivo de Folclore da organização City Lore em Nova Iorque. Co-fundadora da companhia de teatro documental CASEAR, Criação de Documentos Teatrais. Dedica-se desde 2008 à recolha, investigação e narração de contos de tradição oral, dentro e fora de Portugal, tendo representado o país em diversos encontros internacionais (Europa, Irão, Cabo Verde, Canárias, América do Sul e EUA). Colaboradora do Instituto de Estudos de Literatura e Tradições da UNL-FCSH, do CEAO (que alberga o Arquivo do Conto Tradicional Português e que é responsável pelo Catálogo dos Contos Tradicionais Portugueses com as Versões Análogas dos Países Lusófonos) e da cooperativa Memória Imaterial, onde trabalha como atriz, narradora e programadora.


21/05/24

 

Os nossos convidados:



Capicua

Capicua nasce no Porto nos anos 80, descobre a cultura Hip Hop nos anos 90 e torna-se Rapper nos anos 00. Socióloga de formação, acabou por fazer da música o seu principal ofício e é conhecida pela sua escrita emotiva, feminista e politicamente engajada. A sua discografia conta com duas mixtapes e três álbuns em nome próprio, um disco de remisturas, dois discos-livro para crianças, um disco luso-brasileiro colaborativo e um EP ao vivo, além da direção artística do álbum de homenagem a Sérgio Godinho “SG Gigante” (2022). Na última década, tem conquistando um público muito diverso e acumulado colaborações com vários artistas lusófonos, tem somado concertos, workshops, conferências, projetos sociais e comunitários (como o OUPA integrado no Cultura em Expansão da CMP ou o Recanto a convite da Arte em Rede). De assinalar é também o seu aclamado percurso como letrista para vários intérpretes e, em particular, do novo disco “Metade-Metade” (2022) de Aldina Duarte que escreveu na íntegra. Tem também somado várias experiências de escrita para teatro (de dramaturgia a bandas sonoras) e conta já com muitos anos de atividade como cronista, na Revista Visão (2015- 2021) e agora no Jornal de Notícias. Capicua é também autora de dois livros, um de crónicas e poemas - “Aquário” (Companhia das Letras, 2022) e “Cor-de-Margarida” (Nuvem de Letras em 2023) para o público infantil. O ano de 2024 começa com novidades: um tema novo “Que força é essa amiga” (que é uma versão renovada e no feminino do clássico de Sérgio Godinho) e que assinala uma nova temporada de criação.


Celebramos 21 anos de Caminhos de Leitura, 21 anos convictos que a leitura pode acontecer em qualquer lugar.

21 anos a partilhar a LEITURA com todos aqueles que não têm medo de viajar.

Aqui a Leitura acontece,

Não tenha medo de embarcar.


Os nossos Convidados:


Alberto Manguel (1948, Buenos Aires)

Cresceu em Telavive e na Argentina, e adotou a nacionalidade canadiana em 1982. Aos 16 anos, trabalhava na livraria Pygmalion, em Buenos Aires, quando Jorge Luis Borges lhe pediu que lesse para ele em sua casa. Foi leitor de Borges entre 1964 e 1968. Em 1968, mudou-se para a Europa. Viveu em Espanha, França, Itália e Inglaterra, ganhando a vida como leitor e tradutor para várias editoras. Editou cerca de uma dezena de antologias de contos sobre temas tão díspares como o fantástico ou a literatura erótica. É ensaísta, romancista premiado e autor de vários bestsellers internacionais, como Dicionário de Lugares Imaginários, Uma História da Curiosidade, A Biblioteca à Noite, Embalando a Minha Biblioteca, Com Borges, Uma História da Leitura e Um Diário de Leituras. Publicou em Portugal, em estreia mundial, o Livro de Receitas dos Lugares Imaginários (2021) e Guia de Um Perplexo em Portugal (2022). Foi diretor da Biblioteca Nacional da Argentina entre 2016 e 2018. Recebeu o Prémio Formentor das Letras em 2017. Atualmente vive em Lisboa, onde dirige o Espaço Atlântida.


16/05/24

 

XXI Encontro de Literatura Infantojuvenil Caminhos de Leitura





Caros Caminhantes, estamos prontos para vos receber!

Nos dias 13, 14 e 15 de junho de 2024, a cidade de Pombal enche-se de cor, leituras e palavras para receber o XXI Encontro de Literatura Infantojuvenil Caminhos de Leitura.

O programa está repleto de surpresas e momentos de leitura.

De 13 a 15 de junho, todas as leituras acontecem em Pombal.

Esperamos por todos vós!

Inscrição online: https://cultura.cm-pombal.pt/event/caminhos-de-leitura-xxi-encontro-de-literatura-infantojuvenil/

Formação gratuita para os professores a lecionar no concelho de Pombal.

Formação gratuita para estudantes.


14/05/24

 


Em junho, todos os Caminhos vão dar a Pombal!

A cidade de Pombal enche-se de cor, leituras e palavras para receber o Encontro de Literatura Infantojuvenil Caminhos de Leitura.
Centrado na temática da leitura, escrita, ilustração e animação do livro e da leitura, este encontro é uma referência internacional que conta com a participação de diversos profissionais de vários pontos do país e do mundo. 
De 13 a 15 de junho de 2024, todas as leituras acontecem em Pombal.
Pombal abre as páginas do seu livro para vos receber.

Reserve as datas, esperamos por vós!