Caminhos de Leitura 20 anos.
Os nossos convidados de 2023:
José António Portillo
José Antonio Portillo, professor que, por causalidade ou coincidência, caminhou por outros territórios: criação de espaços narrativos, autor e realizador teatral das suas próprias criações, inventor de objetos e livros para narrar o conhecimento e experiências.
Com uma formação eclética começou a dar-se a conhecer com seus "Artefactos para contar e criar histórias" apresentados, pela primeira vez na Espanha: Festival Teatralia 1998 e na Europa: Lyric Theatre Hammersmith, Londres e Teatro Piccolo di Milano 2001.
A sua visão particular do mundo da infância, os seus projetos no mundo da pedagogia levaram-no a participar no Projeto Europeu Percursos: Projeto Artístico Europeu para um Público Juvenil, do Centro Cultural de Belém em Lisboa, durante 2002 -2004, participando com os projetos: "Museu do Tempo" e "Biblioteca de Cordas e nós”.
Criador de obras de arte comunitária: "Caminhos orgânicos", "Arquivo de gestos emocionais" e "Museu do Tempo”.
Em 2016, juntamente com Enric Monfort, criou o projeto cênico “Biblioteca de ruídos e sons” em coprodução com o Instituto Valenciano de Cultura, ADDA de Alicante e Caixa de Burgos, com representação em espaços culturais e festivais internacionais.
Em 2021, realizou o projeto A PIE, uma instalação sonora onde se mistura a mecatrónica, música, teatro e artes plásticas.
Foi finalista em diversas ocasiões do Max Awards, participou da Cuatrienal de Arquitectura y
Escenografía Teatral de Praga e recebeu diferentes prémios: Mejor Espectáculo Infantil de las Artes Escénicas de la Generalitat Valenciana, 11º Prémio de Proyectos de Artes Escénicas de Lleida e Prémio Nacional al Mejor Libro Ilustrado Infantil y Juvenil por el libro “Artefactes”.
Sem comentários:
Enviar um comentário