No próximo dia 4 de Maio, segunda-feira, tem início a XV Feira do Livro de Pombal, que decorre no Largo da Biblioteca Municipal até ao próximo dia 10 de Maio.
Na edição deste ano, a Feira do Livro de Pombal integra também o VII Encontro de Literatura Infanto-Juvenil de Pombal, que se realiza nos dias 8 e 9 de Maio, no Auditório da Biblioteca Municipal de Pombal, onde se pretende promover a reflexão sobre a temática da literatura infanto-juvenil e consciencializar as pessoas para as diferentes variáveis no contexto da leitura e para os diferentes instrumentos de intervenção.
Programa 4 a 10 de Maio - "Resíduos em Movimento" - Uma Viagem Virtual Valorlis
De 4 a 7 de Maio 10h00 às 12h00 14h00 às 16h00 - Preto no Branco - Espectáculo para a infância Animação de rua por Anima+
21h30 - "Livros que deram filmes" - Ciclo de Cinema
6 e 7 de Maio "O Planeta Almalavras", com Paulo Condessa Oficina de leitura sensorial criativa e escrita sensorial criativa, que descreve uma viagem intraplanetária à fonte das Almalavras - as palavras da alma Das 18h00 às 19h30, com inscrição prévia.
"Oficina das palavras", com Federico Martín Nebras Oficina de promoção do livro e da leitura. Temas propostos: Poesía y memoria; las siete puertas de la memoria; memoria y canto; memoria y escritura; la poesía del ojo: imágenes poéticas, metáforas, poesía visual. Das 18h00 às 21h00, com inscrição prévia.
8 de Maio 10h30 e 15h00 - À conversa com Rita Taborda Duarte e Luís Henriques
21h00 - Museu do tempo Enterro de memórias com José Abreu e Raul Abreu
22h30 - Bonecos de Santo Aleixo Teatro Cendrev
9 de Maio 15h00 - Oficina "O Habitat dos animais" Natureza Brincalhona
16h00 - "Com o 5 uma bola rebola, salta e rola" Ateliê de incentivo ao gosto pela matemática para crianças dos 6 aos 10 anos de idade Joana Pedrosa, ETAP
16h30 - "NARIZES" - Espectáculo infantil Baal 17 - Companhia de Teatro Educação do Baixo Alentejo
17h00 - Louco Homem Gramático Numa loucura organizada, às voltas com a leitura e com os tiques da língua, um homem tenta fazer um espectáculo de amor e poesia Paulo Condessa
18h00 - Sessão de autógrafos com Alice Vieira, Álvaro Magalhães, Cristina Taquelim e João Ribeiro
21h30 - "Mamã?" Peripécia teatro
10 de Maio 15h30 - "Com o 5 uma bola rebola, salta e rola" Ateliê de incentivo ao gosto pela matemática para crianças dos 6 aos 10 anos de idade Joana Pedrosa, ETAP
15h30 - "Energias renováveis aos pares" Natureza Brincalhona
16h30 - "Agora eu era" Um espectáculo visual e musical para a infância Companhia do Chapitô
18h00 - À Conversa com Paulo Azevedo (a confirmar)
20h00 - Encerramento
Horários da feira Segunda a Quinta-feira - 09h30 às 22h30 Sexta e Sábado - 09h00 às 24h00 Domingo - 14h00 às 20h00
O Município de Pombal inaugurou no passado dia 23 de Abril, na Biblioteca Municipal de Pombal, a exposição "Artefactos Para Contar e Criar Histórias" de José António Portillo, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.
A exposição é composta por quatro grandes núcleos: Artefactos Para Contar e Criar Histórias, Museu do Tempo, Que pensa a minha sombra? - Colecção de Sombra e Biblioteca de cordas e nós, que pretendem estimular a criatividade na produção de textos escritos e orais. Com esta exposição, José António Portillo convida-nos a não ter medo das nossas memórias e recordações. Convida-nos a aprender, olhar e admirar sem medo de imaginar e criar.
José António Portillo tem realizado diferentes projectos e exposições através do seu trabalho "Artilugios para contar y crear historias" por várias cidades da Europa: Lisboa, Londres, Milão, Parma, Viseu, Valencia, Madrid, Beja. Em 2003 publicou "Artefactes" pelo qual recebeu o Prémio Nacional para o melhor livro ilustrado de Literatura Infantil e Juvenil do Ministério da Cultura Espanhola. É autor do espectáculo teatral "Artefactes", prémio de melhor espectáculo infantil de Artes Escénicas de la Generalitat Valenciana. Entre os anos 2003 e 2006 realizou o projecto-livro "Museo del Tiempo", em Évora, Viseu, Alcalá de Henares, Nanterre (Paris) e Valência. Realizou o projecto-livro "QUé piensa mi sombra?" para o Festival Teatralia na Comunidad de Madrid, em 2007. Em 2008 esteve presnete em Pombal no VI Encontro de Literatura Infanto-Juvenil "Um carreirinho de letrinhas ao encontro da palavra", explicando o seu trabalho e mostrando alguns dos seus objectos para contar e criar histórias.
A exposição ficará patente ao público ao dia 23 de Junho de 2009.
Artefactos para contar e criar histórias Todos os dias venho ao mesmo local... a minha profissão obriga-me a escrever e a ler com monstrinhos... é uma tarefa difícil esta... quando dizia "vamos escrever uma história?", diziam-me que não se recordavam de nada para escrever... Nesta exposição podemos ver e admirar 16 objectos, num itinerário cheio de palavras visuais que nos fazem falar, escrever e contar... pode aproveitar também para passear e ler no Bosque de restos arqueológicos de imprensa escrita... Desafios: escolher uma bola de papel. Com a ajuda da lupa retirar as palavras que se podem ler. Com essas palavras reconstruir a história de cada bola. Poder imaginar ler um bosque. Ler no tronco... na copa... nas folhas das árvores a história de uma época reflectida através da imprensa. O que haverá para dizer sobre as personagens anónimas que escaparam dos grandes títulos da imprensa? Que notícias escreveria sobre elas? Duração da visita: sem oficina de escrita, 60 minutos / com oficina de escrita 90 minutos. Idade recomendada: a partir dos seis anos de idade.
Museu do Tempo Emprestam-me um minuto da vossa vida? Alguém nos disse que enterrássemos os objectos na terra de forma que os homens cinzentos não nos roubassem o tempo passado, a memória desse objecto... Esta é uma história sobre a Memória e o Tempo que todos queremos preservar. Se alguém quisesse roubar a sua memória mais significativa, o que faria? Desafio: aventura na participação do Museu do Tempo do Mundo. Meninos, jovens e adultos de vários países já estão a enterrar os seus objectos, o seu tempo mais precioso, as suas recordações, as suas memórias. Enviar a fotografia do objecto que se quer preservar para a Biblioteca Municipal juntamente com o relato dessa recordação. Duração da visita: 60 minutos Idade recomendada: a partir dos oito de idade.
Que pensa a minha sombra? Colecção de sombras Todos os dias percorro o mesmo caminho... nos dias de sol, a minha sombra é a minha companhia. O que é que ela pensará enquanto percorro o meu caminho orgânico? Aquele caminho, que realizo todos os dias, onde é possível fixar imagens de outros caminhantes, mobiliário urbano, paredes, janelas? Oficina/Exposição Visita à exposição de fotografias e visualização do vídeo. Sessão prática em que cada assistente criará a sua própria sombra respondendo à pergunta "o que pensa a minha sombra?", desenhará e realizará a caixa onde se guardará a sombra fotografada. Projecto multidisciplinar: narrativa, fotografia, vídeo e plástica. Desafio: caçar a própria sombra e dizer-nos o que ela pensa. Enviar a fotografia e o testemunho da sombra para a Biblioteca Municipal de Pombal e pertencer ao grupo dos melhores dos caçadores de sombras do mundo, contribuindo para completar a colecção de Sombras. Local: Centro Cultural de Pombal Duração da visita: 120 minutos Idade recomendada para a exposição: a partir dos dez anos. Idade recomendada para o ateliê: a partir dos seis anos. Marcação das visitas guiadas: Biblioteca Municipal de Pombal.
Biblioteca de cordas e nós Esta é uma biblioteca única no Mundo... uma biblioteca de cordas e nós, uma biblioteca de manuscritos nunca publicados... Cordas e nós contam a história de um povo... Um povo que escrevia assim... na Nova Caledónia... com cordas e nós... Sim... é possível ler as suas mensagens... Desafio: aprender a ler e a escrever através de cordas e nós. Contar uma história com uma simples corda e guardá-la nesta Biblioteca que é única no Mundo... uma Biblioteca de cordas e nós... Duração da visita: 90 minutos Idade recomendada: a partir dos seis anos.
Visitas guiadas* - Segunda a sexta-feira: 09h30 e 14h00 / Sábados e domingos**: 16h30 Visitas livres - Segunda a sexta-feira: 17h00 às 19h00 / Sábados e domingos**: 16h00 às 18h00
* - inscrições prévias para grupos através do 236 210 521 ** - inscrições prévias para individual no balcão da Biblioteca Municipal de Pombal
Estão abertas as inscrições para o VII Encontro de Literatura Infanto-Juvenil - "Caminhos de Leitura", promovido pela Biblioteca Municipal de Pombal, a decorrer nos próximos dias 8 e 9 de Maio, no Auditório da Biblioteca Municipal.
Em 2003 a Biblioteca Municipal de Pombal iniciou um percurso, caminhando por um Carreirinho de Letrinhas. Tinham um objectivo, encontrar um Caminho. Durante os percursos que realizaram nesses carreirinhos, foram lendo, sentindo, cheirando, admirando, provando e guardando palavras. Juntaram as palavras e construíram um sentido, a sua Leitura. Em 2009 tomaram uma decisão firme, transformaram os Carreirinhos num Caminho, caminho de palavras e de imagens. Caminhos de Leitura para leitores que não têm medo de sentir o tom das palavras e viajar.
A Viagem começou. O comboio já partiu. Seja um dos passageiros nos dias 8 e 9 de Maio.
Programa Dia 8 de Maio - A Arte da Leitura 09h00 - Abertura do secretariado
10h00 - Caminhando na leitura... Presidente e Vereador da Educação da Câmara Municipal de Pombal, Direcção Geral do Livro e das Bibliotecas
10h30 - ... do Carreirinho aos Caminhos... Biblioteca Municipal de Pombal
11h30 - La lectura agomboladora o la lectura que agombola Mercé Escardó i Bas (Espanha)
13h00 - A arte de bem comer... hora das migas...
14h30 - El arte de la lectura, un concepto estético Samuel Alonso Omeñaca (Espanha)
15h30 - Escrever para os olhos João Paulo Cotrim
16h30 - Diálogo de silencio con el espacio y el objeto..., después la palabra. José António Portillo (Espanha)
17h30 - Caminhos que nos levam à arte de ler... siga as coordenadas... Visita à exposição "Artefactos para contar e criar histórias" Biblioteca Municipal e Centro Cultural
22h30 - Bonecos de Santo Aleixo Teatro Cendrev
Dia 9 de Maio - Leitura Leituras... 10h00 - A musicalidade das palavras Madalena Vitorino
10h45 - Leitura de Sensações Paulo Condessa
11h30 - Libros libres como liebres... Libros libres como labios Federico Martín Nebras
13h00 - A arte de bem comer... hora das migas...
14h30 - Leituras impressas... Apresentações - Fabularia artes e livros para a infância: João Ribeiro - BLOC, revista de arte y literatura infantil: Samuel Alonso
15h15 - A arte de escrever e contar Álvaro Magalhães - Alice Vieira - Cristina Taquelim
17h00 - Louco Homem Gramático Numa loucura organizada, às voltas com a leitura e com os tiques da língua, um home tenta fazer um espectáculo de amor e poesia... Paulo Condessa
Actividades Paralelas De 4 a 10 de Maio - XV Feira do Livro de Pombal, Largo da Biblioteca Municipal
Dias 6 e 7 de Maio - Oficinas de promoção do livro e da leitura "O Planeta Almalavras", com Paulo Condessa: Oficina de leitura sensorial criativa e escrita sensorial criativa, que descreve uma viagem interplanetária à fonte das Almalavras - as palavras da alma Das 18h00 às 19h30, com inscrição prévia.
"Oficina das palavras", com Federico Martín Nebras: Oficina de promoção do livro e da leitura. Temas propostos: poesía y memoria; las siete puertas de la memoria; memoria y canto; memoria y escritura; la poesía del ojo; imágenes poéticas, metáforas, poesia visual. Das 18h00 às 21h00, com inscrição prévia.
Dia 8 de Maio - À Conversa com... Rita Taborda Duarte e Luís Henriques, para público do 2.º Ciclo do Ensino Básico
Dias 8 e 9 de Maio - "Artefactos para contar e criar histórias" Visitas guiadas à exposição com o autor José António Portillo
Dia 9 de Maio - Sessão de autógrafos Alice Vieira - Cristina Taquelim - Álvaro Magalhães 18h00, no recinto da Feira do Livro de Pombal
Valor da inscrição: 20 euros - isenção para estudantes (Ensino Secundário e Superior). Inscrições até ao dia 2 de Maio.
Nota: poderá também fazer a sua inscrição por e-mail para biblioteca@cm-pombal.pt