27/04/09

Exposição de artefactos para contar e criar histórias

O Município de Pombal inaugurou no passado dia 23 de Abril, na Biblioteca Municipal de Pombal, a exposição "Artefactos Para Contar e Criar Histórias" de José António Portillo, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.

A exposição é composta por quatro grandes núcleos: Artefactos Para Contar e Criar Histórias, Museu do Tempo, Que pensa a minha sombra? - Colecção de Sombra e Biblioteca de cordas e nós, que pretendem estimular a criatividade na produção de textos escritos e orais. Com esta exposição, José António Portillo convida-nos a não ter medo das nossas memórias e recordações. Convida-nos a aprender, olhar e admirar sem medo de imaginar e criar.

José António Portillo tem realizado diferentes projectos e exposições através do seu trabalho "Artilugios para contar y crear historias" por várias cidades da Europa: Lisboa, Londres, Milão, Parma, Viseu, Valencia, Madrid, Beja. Em 2003 publicou "Artefactes" pelo qual recebeu o Prémio Nacional para o melhor livro ilustrado de Literatura Infantil e Juvenil do Ministério da Cultura Espanhola. É autor do espectáculo teatral "Artefactes", prémio de melhor espectáculo infantil de Artes Escénicas de la Generalitat Valenciana. Entre os anos 2003 e 2006 realizou o projecto-livro "Museo del Tiempo", em Évora, Viseu, Alcalá de Henares, Nanterre (Paris) e Valência. Realizou o projecto-livro "QUé piensa mi sombra?" para o Festival Teatralia na Comunidad de Madrid, em 2007. Em 2008 esteve presnete em Pombal no VI Encontro de Literatura Infanto-Juvenil "Um carreirinho de letrinhas ao encontro da palavra", explicando o seu trabalho e mostrando alguns dos seus objectos para contar e criar histórias.

A exposição ficará patente ao público ao dia 23 de Junho de 2009.

Artefactos para contar e criar histórias
Todos os dias venho ao mesmo local... a minha profissão obriga-me a escrever e a ler com monstrinhos... é uma tarefa difícil esta... quando dizia "vamos escrever uma história?", diziam-me que não se recordavam de nada para escrever... Nesta exposição podemos ver e admirar 16 objectos, num itinerário cheio de palavras visuais que nos fazem falar, escrever e contar... pode aproveitar também para passear e ler no Bosque de restos arqueológicos de imprensa escrita...
Desafios: escolher uma bola de papel. Com a ajuda da lupa retirar as palavras que se podem ler. Com essas palavras reconstruir a história de cada bola. Poder imaginar ler um bosque. Ler no tronco... na copa... nas folhas das árvores a história de uma época reflectida através da imprensa. O que haverá para dizer sobre as personagens anónimas que escaparam dos grandes títulos da imprensa? Que notícias escreveria sobre elas?
Duração da visita: sem oficina de escrita, 60 minutos / com oficina de escrita 90 minutos.
Idade recomendada: a partir dos seis anos de idade.

Museu do Tempo
Emprestam-me um minuto da vossa vida? Alguém nos disse que enterrássemos os objectos na terra de forma que os homens cinzentos não nos roubassem o tempo passado, a memória desse objecto... Esta é uma história sobre a Memória e o Tempo que todos queremos preservar. Se alguém quisesse roubar a sua memória mais significativa, o que faria?
Desafio: aventura na participação do Museu do Tempo do Mundo. Meninos, jovens e adultos de vários países já estão a enterrar os seus objectos, o seu tempo mais precioso, as suas recordações, as suas memórias. Enviar a fotografia do objecto que se quer preservar para a Biblioteca Municipal juntamente com o relato dessa recordação.
Duração da visita: 60 minutos
Idade recomendada: a partir dos oito de idade.

Que pensa a minha sombra?
Colecção de sombras

Todos os dias percorro o mesmo caminho... nos dias de sol, a minha sombra é a minha companhia. O que é que ela pensará enquanto percorro o meu caminho orgânico? Aquele caminho, que realizo todos os dias, onde é possível fixar imagens de outros caminhantes, mobiliário urbano, paredes, janelas?
Oficina/Exposição
Visita à exposição de fotografias e visualização do vídeo.
Sessão prática em que cada assistente criará a sua própria sombra respondendo à pergunta "o que pensa a minha sombra?", desenhará e realizará a caixa onde se guardará a sombra fotografada.
Projecto multidisciplinar: narrativa, fotografia, vídeo e plástica.
Desafio: caçar a própria sombra e dizer-nos o que ela pensa. Enviar a fotografia e o testemunho da sombra para a Biblioteca Municipal de Pombal e pertencer ao grupo dos melhores dos caçadores de sombras do mundo, contribuindo para completar a colecção de Sombras.
Local: Centro Cultural de Pombal
Duração da visita: 120 minutos
Idade recomendada para a exposição: a partir dos dez anos.
Idade recomendada para o ateliê: a partir dos seis anos.
Marcação das visitas guiadas: Biblioteca Municipal de Pombal.

Biblioteca de cordas e nós
Esta é uma biblioteca única no Mundo... uma biblioteca de cordas e nós, uma biblioteca de manuscritos nunca publicados... Cordas e nós contam a história de um povo... Um povo que escrevia assim... na Nova Caledónia... com cordas e nós... Sim... é possível ler as suas mensagens...
Desafio: aprender a ler e a escrever através de cordas e nós. Contar uma história com uma simples corda e guardá-la nesta Biblioteca que é única no Mundo... uma Biblioteca de cordas e nós...
Duração da visita: 90 minutos
Idade recomendada: a partir dos seis anos.

Visitas guiadas* - Segunda a sexta-feira: 09h30 e 14h00 / Sábados e domingos**: 16h30
Visitas livres - Segunda a sexta-feira: 17h00 às 19h00 / Sábados e domingos**: 16h00 às 18h00

* - inscrições prévias para grupos através do 236 210 521
** - inscrições prévias para individual no balcão da Biblioteca Municipal de Pombal

Mais informações através do 236 210 521.