15/02/10

Danuta Wojciechowska expõe na Biblioteca


A Biblioteca Municipal de Pombal inaugura no próximo dia 20 de Fevereiro, sábado, pelas 16h00, uma exposição de ilustração de Danuta Wojciechowska, intitulada "O que se vê no abc".

Danuta Wojciechowska nasceu no Québec (Canadá) em 1960 e é licenciada em Design de Comunicação (Zurique). Fez estudos pós-graduados em Educação pela Arte em Inglaterra. Vive e trabalha em Lisboa desde 1984. Em 1992 fundou o atelier Lupa Design, onde se dedica ao design, ilustração e cenografia.

Tem muitos anos de experiência como dinamizadora de ateliers criativos, com crianças jovens e adultos. Participa frequentemente em cursos de formação e conferências para professores. Organiza workshops e exposições em torno do seu trabalho de ilustração.

Foi distinguida com várias Menções Especiais do Prémio Nacional de Ilustração: em 1999 pelas ilustrações do livro Fala Bicho, de Violeta Figueiredo (Caminho); em 2000 pelas ilustrações de O Limpa-Palavras e outros poemas, de Álvaro Magalhães (ASA); em 2001 pelas ilustrações do livro O Gato e o Escuro, de Mia Couto (Caminho); e em 2002 pelas ilustrações do livro Mouschi, o Gato de Anne Frank, de José Jorge Letria (ASA).

Em 2003 o livro O Gato e o Escuro foi seleccionado pelo "The White Ravens" - a Selection of International Children`s and Youth Literature. Neste mesmo ano foi um dos ilustradores seleccionados para a Exposição Internacional de Ilustradores da Feira do Livro Infantil de Bolonha, com itinerância nos principais Museus do Japão, pelas ilustrações do livro Mouschi, o Gato de Anne Frank. Recebeu o Prémio Nacional de Ilustração de 2003, pelo livro O Sonho de Mariana, de António Mota (Gailivro). Foi a candidata portuguesa ao Prémio Hans Christian Andersen em 2004. Ainda em 2004 recebeu o prémio para o melhor livro ilustrador da FIBDA - FEstival Internacional de Banda Desenhada da Amadora - por O Sonho de Mariana.

A exposição ficará patente ao público até dia 10 de Abril.

Marcação para visitas guiadas e dinamizadas na Biblioteca Municipal.

Mais informação na página da Biblioteca ou através do telefone 236 210 521