06/04/15

A desvendar mistérios XV

Finalmente, descobriram o harém do Mouro Al Pal Omar...
As mais belas jovens estavam, finalmente, livres do encantamento do Mouro!
Contam que...

"Certo dia os cavaleiros do templo, guiados pelo arcanjo S. Miguel, deram-lhe um combate de morte, que durou até às noites sob o luar de Agosto, vendo-o desaparecer para sempre na gruta encantada do seu palácio no alto do cerro, então taparam-lhe as entradas e saídas, construindo-lhe em cima um castelo todo em pedra. As raparigas de Pombal ainda hoje guardam na memória a fama deste mouro encantador, contada de mães para filhas, em singela advertência:

Toda a menina desobediente que for sozinha ao castelo, depois do sol posto, ouvirá ao longe uma música suave e harmoniosa, que se virá aproximando sem dar por isso.

Mas só as raparigas bonitas e prendadas que pararem a ouvir curiosas tal melodia, serão encantadas por um formosíssimo rapaz, de olhos brilhantes e apaixonados que lhes cantará:

Menina vem ter comigo,
Vem meu encanto quebrar,
Sou um mouro teu amigo
Que te quer namorar

Se as raparigas não fugirem imediatamente, ficarão de tal modo fascinadas e perdidas que se deixarão seduzir, acompanhando o mouro para as penas eternas, ou nunca mais serão meninas bonitas e prendadas."


 De 17 a 20 de junho, o seu Caminho vai dar a Pombal

1 comentário:

  1. Bela lenda. Gosto da desobediência, que «quebra o encanto do mouro»! Ah!ah!Ah!ah! Mas cá para mim, dá-lhe mais encanto!

    ResponderEliminar