30/04/15

Os nossos convidados VI

Não é a primeira vez que está em Pombal!
Voltamos a contar com a presença de Estrella Ortiz!

 

Professora e narradora oral, começou a sua trajetória como contadora em 1984, colaborando com a Biblioteca de Guadalajara. Desde então, viaja com os seus contos por escolas, bibliotecas e centros culturais de toda a Espanha, Portugal, Perú, Chile, Argentina, Paraguai e Brasil.
Sobre a arte e ofício de narração de contos e, de como esta prática pode ajudar na animação à leitura, realiza conferências, oficinas e cursos de formação para profissionais.
Como contadora para crianças é conhecida como Rotundifolia.
Para nós, é sem dúvida uma fada da palavra!

...de 17a 20 de junho, poderá encontrar-se com Estrella Ortiz em Pombal!

27/04/15

Os nossos convidados V

Pela primeira vez em Pombal, vamos contar com a presença de Afonso Cruz!


Nasceu na Figueira da Foz e haveria, anos mais tarde, de viajar por mais de 60 países. Frequentou a Escola António Arroio, a Faculdade de Belas-Artes de Lisboa e o Instituto Superior de Artes Plásticas da Madeira. Em 2008, publicou o seu primeiro romance, A Carne de DeusAventuras de Conrado Fortes e Lola Benites, ao qual se seguiria, em 2009, Enciclopédia da Estória Universal, galardoado com o Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco. Em 2011, publicou Os Livros Que Devoraram o Meu Pai (Caminho, Prémio Literário Maria Rosa Colaço) e A Contradição Humana (Caminho, prémio Autores SPA/RTP).
Em 2012, foi o autor português distinguido com o Prémio da União Europeia para a Literatura pelo livro A Boneca de Kokoschka (Quetzal, 2010). Jesus Cristo Bebia Cerveja (Alfaguara, 2012)  foi considerado o Livro Português do Ano pela revista Time Out Lisboa e o Melhor Livro do Ano segundo os leitores do jornal Público. Foi eleito, pelo jornal Expresso, como um dos 40 talentos que vão dar que falar no futuro. Só em 2013, Afonso Cruz publicou Enciclopédia da Estória Universal  — Arquivos de Dresner, O Livro do Ano, O Cultivo de Flores de Plástico e Para onde Vão os Guarda-chuvas (vencedor do Prémio Autores para Melhor Livro de Ficção Narrativa), todos publicados pela Alfaguara. Assim, Mas Sem Ser Assim, livro infantojuvenil ilustrado, foi também publicado em 2013, pela Caminho. Assina, desde fevereiro de 2013, uma crónica mensal no Jornal de Letras, Artes e Ideias sob o título Paralaxe. Além de escrever, é ilustrador, realizador de filmes de animação e membro da banda The Soaked Lamb.

...19 e 20 de junho, poderá encontrar-se com Afonso Cruz em Pombal!

23/04/15

Os nossos convidados IV

Pela primeira vez em Pombal, vamos contar com a presença de Eliana Yunes!


Eliana Yunes nasceu na serra do Rio de Janeiro em Nova Friburgo, fundada por suíços e alemães,  mas é descendente de árabes e portugueses. Apaixonou-se por histórias com Monteiro Lobato e depois foram as narrativas bíblicas que a viciaram em literatura. Fez Filosofia e Letras, doutorou-se em Linguística (Universidad de Málaga) e Literatura Comparada (PUC-Rio) e desde 1985 vem-se dedicando a pesquisa em teorias da leitura, hermenêutica, formação do leitor e literatura Infanto-juvenil, além de políticas públicas e teopética. É professora na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro onde dirigiu o Instituto Interdisciplinar de Leitura, a Catedra Unesco e a Editora da Universidade. Pesquisadora do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas, assessora do CERLALC-Unesco e consultora dos Ministérios de Educação e Cultura no Brasil, além de professora visitante em universidades americanas e europeias. Tem cerca de 20 livros publicados e traduzidos. Mantém trabalhos com seus orientandos junto a crianças e jovens socialmente excluídos. Ama poesia, luz e gente, caminhar a pé e conviver,  fazer silencio quando possível e escutar histórias sempre.

...19 e 20 de junho, poderá encontrar-se com Eliana Yunes em Pombal!

20/04/15

Os nossos convidados III

Pela primeira vez em Pombal, vamos contar com a presença de Jose Cañas!


Professor de expressão dramática, escritor de literatura para crianças e jovens, Jose Cañas é também dramaturgo. Tem dado inúmeras palestras, oficinas e cursos na Europa e América. Tem livros publicados sobre teatro e educação, leitura, animação, expressão oral e literatura infantil. Colabora em revistas e em televisão sobre o teatro e as crianças.

...19 e 20 de junho, poderá encontrar-se com Jose Cañas em Pombal!

16/04/15

Os nossos convidados II

Pela primeira vez em Pombal, vamos contar com a presença de Jose Campanari!


Autor e contador de histórias, diretor teatral, coordenador de laboratórios sobre a arte de contar histórias e criatividade, Jose Campanari é neto de imigrantes italianos.
Embarcou nas artes teatrais e desembarcou na arte de contar histórias. Os caminhos das histórias levaram-no pela Argentina, Uruguai, Colômbia, Perú, Equador, México, Portugal, França e Espanha...

...de 17 a 20 de junho, poderá encontrar-se com Jose Campanari!

13/04/15

Os nossos convidados

O programa já é conhecido de todos...

E será que conhecem os nossos convidados?

Pela primeira vez em Pombal, vamos contar com a presença de Benita Prieto!


Uma artista da palavra que estudou Engenharia Eletrónica, Teatro e fez especializações em Literatura Infantil, Juvenil e em Leitura. Trabalha como contadora de histórias do grupo Monrandobetá desde 1991. Conta com várias apresentações por todo o Brasil, América Latina Europa e África...
Não perca as suas apresentações em Pombal.

...de 17 a 20 de junho, todos os caminhos vão dar a Pombal!

10/04/15

Programa 2015

Amigos Caminhantes,

Estamos prontos para mais um Encontro de Literatura Infantojuvenil “ Caminhos de Leitura”.

Este ano, temos muitas novidades…
A primeira é a alteração da data… deixamos as palavras feitas para voar num céu de maio e vamos ver leves palavras ao colo do vento de junho.

Continuamos com as duas modalidades:
Formação creditada - Caminhos de leitura - (25 horas/1crédito), que terá lugar nos dias 17, 18, 19 e 20; e
Encontro de literatura - Caminhos de leitura, que terá lugar nos dias 19 e 20 de junho

Decidimos habitar outros espaços, escutar outras melodias.
Há lendas que se querem fazer sentir e escutar…

O Castelo será o palco das diversas histórias que vamos contar. Ao seu redor poderá entrar numa Mata Encantada…Entre as fadas e duendes, não se surpreenda se estas palavras escutar:

Menina vem ter comigo,
Vem meu encanto quebrar,
Sou um mouro teu amigo
Que te quer namorar.


Não resista aos encantos do mouro Al-Pal-Omar… e venha a Pombal de 17 a 20 de junho.


Esperamos por si!







09/04/15

Cartaz 2015

Estamos prontos para vos receber!!
Caminhamos a passos largos para o nosso Encontro...

Começamos por divulgar o Cartaz da edição de 2015...

Em breve, divulgaremos o Programa e iremos disponibilizar a Ficha de Inscrição.

De 17 a 20 de junho, o seu Caminho vai dar a Pombal

06/04/15

A desvendar mistérios XV

Finalmente, descobriram o harém do Mouro Al Pal Omar...
As mais belas jovens estavam, finalmente, livres do encantamento do Mouro!
Contam que...

"Certo dia os cavaleiros do templo, guiados pelo arcanjo S. Miguel, deram-lhe um combate de morte, que durou até às noites sob o luar de Agosto, vendo-o desaparecer para sempre na gruta encantada do seu palácio no alto do cerro, então taparam-lhe as entradas e saídas, construindo-lhe em cima um castelo todo em pedra. As raparigas de Pombal ainda hoje guardam na memória a fama deste mouro encantador, contada de mães para filhas, em singela advertência:

Toda a menina desobediente que for sozinha ao castelo, depois do sol posto, ouvirá ao longe uma música suave e harmoniosa, que se virá aproximando sem dar por isso.

Mas só as raparigas bonitas e prendadas que pararem a ouvir curiosas tal melodia, serão encantadas por um formosíssimo rapaz, de olhos brilhantes e apaixonados que lhes cantará:

Menina vem ter comigo,
Vem meu encanto quebrar,
Sou um mouro teu amigo
Que te quer namorar

Se as raparigas não fugirem imediatamente, ficarão de tal modo fascinadas e perdidas que se deixarão seduzir, acompanhando o mouro para as penas eternas, ou nunca mais serão meninas bonitas e prendadas."


 De 17 a 20 de junho, o seu Caminho vai dar a Pombal

02/04/15

A desvendar mistérios XIV

Chegava à cidade quem também poderia libertar as reféns do Mouro Al Pal Omar...


Antes de começar a desvendar todos os mistérios, será que fomos muitos criativos nesta histórias que vos contamos?

 De 17 a 20 de junho, o seu Caminho vai dar a Pombal

01/04/15

A desvendar mistérios XIII

Não é mentira o que estamos a contar!
A cidade de Pombal era uma localidade de que todos falavam, devido ao harém do Mouro Al Pal Omar...
Na cidade, já não restavam jovens raparigas, apenas três irmãs que o pai mantinha bem escondidas!

 

Antes de começar, convém referir que a poesia também conta para mergulhar numa lenda de encantar?

 De 17 a 20 de junho, o seu Caminho vai dar a Pombal