10/06/22

 Os Nossos Convidados 2022...



Luísa Ducla Soares 


Luísa Ducla Soares nasceu em Lisboa em 1939. 

Licenciada em Filologia Germânica, iniciou a sua carreira com um livro de poesia, Contrato, mas dedica-se especialmente à literatura infantojuvenil como autora, estudiosa, divulgadora. Foi tradutora, consultora literária, jornalista, adjunta do Ministério da Educação e trabalhou 30 anos na Biblioteca Nacional. 

Recusou, por motivos políticos, o Prémio Maria Amália Vaz de Carvalho, que pretenderam, em 1973, atribuir ao seu primeiro livro de literatura infantil, A História da Papoila, por se negar a receber galardões de um governo alicerçado na censura. 

Foi duas vezes galardoada pela Fundação Calouste Gulbenkian. Em 1986, com o prémio pelo Melhor Texto de Literatura para Crianças do Biénio 1984-1985 atribuído a 6 histórias de encantar e dez anos mais tarde foi-lhe entregue o prémio desta mesma instituição pelo conjunto da obra. 

Foi nomeada como representante de Portugal para o Prémio Hans Christian Andersen do IBBY, para o Prémio Iberoamericano SM de Literatura Infantil e Juvenil e para o Prémio Alma. 

Luísa Ducla Soares é autora de mais de 180 obras, tendo também colaborado regularmente em diversos periódicos com contos infantis, poesia, artigos e crónicas. 

Escreveu o guião intitulado Alhos e Bugalhos, série televisiva sobre a língua portuguesa, transmitida pela RTP durante as Comemorações do Ano Europeu das Línguas (2001). 

Se nos seus textos aparece um universo de valores caros ao desenvolvimento intelectual, moral, cívico e social das crianças, nunca renega o papel da imaginação, da fantasia e do humor. 


Sem comentários:

Enviar um comentário