"O Sonda Sílaba - jogos de leitura com coreografias de som & sentido", Paulo Condessa
Oficina que estimula a inteligência criativa a partir da experiência de interiorização e exteriorização da palavra, utilizando a desprogramação operacional e a sensorialização consciente. A oficina interliga as vertentes cognitiva, comportamental e sensorial e combina várias técnicas do método Orquestra de Palavras, nomeadamente leitura navegada, leitura sincronizada com composição partilhada, leitura por inversão melódica, leitura repetição-omissão afectiva, leitura sinestesia sonora, etc. A dimensão lúdica é sobretudo explorada a partir das vocalizações e das interpretações imagéticas e corporais com que cada par responde às solicitações de intervenção em pequenos textos ou poemas de autores portugueses.
Objectivos principais: cativar para a leitura por associação a divertimento e prazer; desenvolver apetências e competências orais; desenvolver o espírito de partilha; estimular a criatividade e a liberdade pessoal a partir de práticas de leitura alternativas.
"Os Monstros na Escola - autores consagrados desembalsamados com bisturi criativo - espectáculo interactivo", Paulo Condessa
Alguns monstros sagrados da nossa literatura podem ter congelado numa posição assustadora. Ou estar cheios de pó e naftalina. Desembalsamá-los! E enchê-los de sangue novo! E mostrá-los vivos e complexos e contraditórios e interventivos é o propósito do desembalsamador de palavras. Camões, Pessoa, Cesariny, O´Neill, Ary dos Santos recriados com repetições e omissões e cores e gestos e sons e várias experiências à mistura. Espectáculo muito interactivo que estimula a inteligência criativa a partir da desprogramação operacional e da sensorialização consciente, combinando várias técnicas do método Orquestra de Palavras.
Objectivos principais: cativar para a leitura por associação a divertimento e prazer; despertar para novas formas de ouvir, dizer e sentir a poesial; fomentar a criatividade e a empatia na abordagem dos materiais clássicos; sensibilizar para a questão da subjectividade e da dicotomia consciente/inconsciente na actividade literária.
"Leitura Vivencial & Inteligência Criativa - técnicas para a revolução do séc. XXI", Paulo Condessa
"Todo o mundo é composto de mudança". As noções de "leitura" e "inteligência" estilhaçam-se e abrem novas possibilidades: necessárias. O modelo vigente, quase exclusivamente mental, atingiu os seus limites. O estado do mundo e a realidade quotidiana exigem novas formas de lidar com a complexa realidade comportamental e emocional que nos interpela em cada momento. De que forma a reconstrução das práticas de leitura pode contribuir para a reconstrução da percepção do Eu e do Outro? E promover um Eu mais sensível para si próprio e simultaneamente mais disponível para o Outro ? Depois de no século XIX termos explorado a inteligência racional, depois de no século XX termos descoberto a inteligência emocional (ainda não generalizada), o século XXI é o século da inteligência criativa. Objectivo: aumentar o grau de consciência humana e harmonizar a vida na Terra. Como? Religando os dois hemisférios do cérebro. Como ? Implementando práticas individuais e comunitárias que reúnam os pares perdidos: pensar & sentir, interiorizar & exteriorizar. Assim poderemos vislumbrar soluções realmente criativas, isto é, que nem sequer estão previstas nas premissas do problema. Vivenciar cada experiência sem esquecer o interior do nosso ser vivo.
Objectivos principais: evidenciar os benefícios da re-sensorialização e des-intelectualização da leitura; fornecer técnicas de articulação entre o pensar e o sentir na construção do eu simbólico; fornecer sugestões para práticas saudáveis de leitura, complementares e alternativas; relacionar leitura emocional e amadurecimento psicológico (níveis de realidade); fornecer técnicas para relacionar escrita e leitura, narrativas internas e externas, pessoais e sociais; identificar e promover a imaginação criativa como ficção que cria realidade.
"Todo o mundo é composto de mudança". As noções de "leitura" e "inteligência" estilhaçam-se e abrem novas possibilidades: necessárias. O modelo vigente, quase exclusivamente mental, atingiu os seus limites. O estado do mundo e a realidade quotidiana exigem novas formas de lidar com a complexa realidade comportamental e emocional que nos interpela em cada momento. De que forma a reconstrução das práticas de leitura pode contribuir para a reconstrução da percepção do Eu e do Outro? E promover um Eu mais sensível para si próprio e simultaneamente mais disponível para o Outro ? Depois de no século XIX termos explorado a inteligência racional, depois de no século XX termos descoberto a inteligência emocional (ainda não generalizada), o século XXI é o século da inteligência criativa. Objectivo: aumentar o grau de consciência humana e harmonizar a vida na Terra. Como? Religando os dois hemisférios do cérebro. Como ? Implementando práticas individuais e comunitárias que reúnam os pares perdidos: pensar & sentir, interiorizar & exteriorizar. Assim poderemos vislumbrar soluções realmente criativas, isto é, que nem sequer estão previstas nas premissas do problema. Vivenciar cada experiência sem esquecer o interior do nosso ser vivo.
Objectivos principais: evidenciar os benefícios da re-sensorialização e des-intelectualização da leitura; fornecer técnicas de articulação entre o pensar e o sentir na construção do eu simbólico; fornecer sugestões para práticas saudáveis de leitura, complementares e alternativas; relacionar leitura emocional e amadurecimento psicológico (níveis de realidade); fornecer técnicas para relacionar escrita e leitura, narrativas internas e externas, pessoais e sociais; identificar e promover a imaginação criativa como ficção que cria realidade.
"Fazer Livros - Workshop de técnicas criativas para a construção de livros ilustrados", Cristina Norton e Danuta Wojciechowska
Explorar em conjunto com professores ou bibliotecários algumas técnicas de criatividade ligados a construção do livro ilustrado. Proporcionar ferramentas que aproximam o livro ás crianças através do seu envolvimento directo, utilizando o recurso à escrita e a ilustração criativa como ferramentas facilitadoras neste processo. Conhecer as ligações entre texto e imagem na construção de uma narrativa. Este workshop destina-se a professores e animadores que trabalham com crianças em idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos.
O Workshop divide-se em 5 partes:
1. Escrita Criativa.
2. Ilustração Criativa.
3. Construção de livros (escritos, ilustrados e encadernados em conjunto com os orientadores)
4. Construção de livros (nesta fase os professores/bibliotecários trabalham na sua sala de aula ou biblioteca)
5. Apresentação e avaliação desses trabalhos.
1. Escrita Criativa.
2. Ilustração Criativa.
3. Construção de livros (escritos, ilustrados e encadernados em conjunto com os orientadores)
4. Construção de livros (nesta fase os professores/bibliotecários trabalham na sua sala de aula ou biblioteca)
5. Apresentação e avaliação desses trabalhos.
1. Escrita Criativa
Utilizando o método de "Os Mecanismos da Escrita Criativa" iremos transmitir aos formandos todos os elementos que compõem um conto infantil. Assim, de uma forma lúdica, trabalharemos as personagens, as motivações e as diferentes descrições. A partir de jogos destinados a espicaçar a imaginação, poderão construir uma história que, graças a ilustração e a montagem das peças, será transformada em livro.
1.1. Teoria
Elementos essenciais: Criatividade. Imaginação. Fantasia.
Ritmos. Rimas. Poemas.
Imageteca interior.
Palavras mágicas.
As vicissitudes do corpo podem contar uma história.
Os suportes da escrita.
O som, cheiro, sabor, cor e tacto nas palavras.
Como dar consistência a uma personagem.
A estrutura do conto tradicional.
Receitas para escrever um conto.
1.2. Exercícios
Parte 1
Iniciação ao ritmo e a rima.
Ver para escrever. Visualização de objectos para melhor os descrever.
As dificuldades do diálogo e como ultrapassá-las.
Diferentes fórmulas para inventar personagens.
O binómio fantástico.
Descrições de sentimentos, lugares e situações.
O uso do corpo na escrita.
Parte 2
Jogos utilizando o dicionário como ferramenta.
As dificuldades da pontuação.
Diferentes vozes para um texto neutro.
O conteúdo das palavras compridas. Como utilizar esse vocabulário.
Escrever metáforas com humor.
Construir uma personagem.
Uma biografia.
Como escrever um conto.
2. Ilustração Criativa
De um modo transversal pretende abordar-se as linguagens da ilustração ou da imagem e a sua importância, no contexto do livro para crianças. Ao mesmo tempo que se faz um conjunto de exercícios de observação e reflexão serão experimentadas duas técnicas específicas em que os participantes poderão trabalhar com ferramentas que despoletam a sua própria criatividade e capacidade de expressão plástica. Estas técnicas serão aplicadas na construção dos livros.
2.1. Temas de reflexão e observação
O contexto "O livro"
Conhecer o objecto visual, uma fórmula mágica, uma ligação entre formas e conteúdos
- Formato, papel, encadernação - veículo de comunicação táctil e visual.
- Aspectos gráficos e tipográficos - sublinhar a narrativa
- Cores e texturas - essências do ambiente
- Composição - desenhar a dinâmica
- Formas e estilização - personalidade e individualidade
2.2. Exercícios
Parte 1
A Cor - Ferramenta da Criatividade
- Pintar com aguarelas para conhecer ambientes das cores
- Pintar para explorar relações entre diferentes cores, utilizar estes conjuntos para criar pequenas histórias.
- Pintar para conhecer o círculo das cores entre dois pólos apostos, observar como entre claro e escuro nascem as cores.
- Pequenos exercícios práticos de observação, relacionados com as teorias da cor em Goethe, Itten e Kandinsky.
- Recurso a técnicas de "brainstorming" para explorar ideias relacionados com a cor.
- Apresentação e de jogos lúdicos, imagens criadas em torno do tema cor.
- Apresentação e análise de livros para crianças, com especial ênfase nos aspectos da cor.
Parte 2
Texturas e Formas - Fazer e Montar
- Pintar, com diversos matérias, dos gestos à textura
- Criar uma "textura teca" uma colecção de texturas pintadas, coloridas em diferentes papeis, explorando transparências, contrastes e cores.
- Técnicas de colagem/montagem, utilizar as texturas coloridas na representação de objectos.
- Do objecto isolado à composição, o exemplo a capa do livro
- Apresentação de livros ilustrados para observação e analise das técnicas desenvolvidas durante o atelier.
3. Construção de Livros
Nesta fase juntam-se os orientadores da escrita e da ilustração. Inicia-se uma dinâmica de interacção entre texto e imagem.
O jogo personifica-se entre dois grupos, os "ilustradores" e os "escritores".
É construído por cada grupo uma sequência de texto e de imagens que funciona como estímulo para a construção da narrativa, e que é completado pelo outro grupo.
Desta troca criativa resultam dois livros, apresentados como um objecto com formato específico e qualidade estética e artística, registo da memória e experiência.
4. Construção de Livros na Sala de Aula
Os professores/bibliotecários são encorajados a fazer o exercício com os seus próprios alunos e em torno das temáticas dos seus estudos. Poderá ser marcada um dia de apresentação dos trabalhos desenvolvidos nas turmas.
5. Apresentação e avaliação desses trabalhos.
Inscrições por e-mail: caminhosdeleitura@cm-pombal.pt
Informações: http://biblioteca.cm-pombal.pt
Telefone: 236 210 521
Informações: http://biblioteca.cm-pombal.pt
Telefone: 236 210 521