Os nossos convidados...
Fernando Guerreiro
Falar de Fernando Guerreiro é falar do criador dos Micro Contos.
Sobre si, contou-nos:
“Fui nascer a Beja mas rapidamente regressei às Portas do Transval, a 3 quilómetros de Odemira. Por lá fiquei durante 22 anos até que me mudei para terras algarvias.
Desde 2010 que iniciei este projeto de promoção e mediação da leitura a que chamei Micro Contos. Os Micro Contos são narrativas breves que contam histórias plenas de humor, amor e uns pós de poesia pelo meio.
Após publicar os Micro Contos nas redes sociais durante algum tempo, em 2015 editei um livro intitulado Ficou tanto por dizer e em 2018 mais quatro livros de Micro Contos de cordel temáticos: Micro Contos de Amor, Micro Contos de Morte, Micro Contos de Estimação e Micro Contos Sazonais.
Desde 2016 que tenho visitado várias escolas e festivais de literatura onde mostro como a micro ficção é uma excelente ferramenta para desbloquear a escrita de histórias.
Atualmente vivo em São Brás de Alportel, uma vila bem simpática que foge a todos os clichés do que é o Algarve. Como eu também gosto de fugir a clichés, apesar de nem sempre conseguir, sinto-me muito bem por cá.
Fiz teatro durante vários anos e escrevi algumas peças. Arriscaria a dizer que se não fosse o teatro estas pequenas histórias nunca teriam nascido. As portas e janelas que o teatro abriu nunca nada nem ninguém tinha conseguido até então. Por isso, muito lhe devo e a todos os que se cruzaram no meu caminho desde 2004.
Comecei a contar histórias pela certeza que tenho de que as histórias e os contos são fundamentais para entendermos e compreendermos o mundo. Primeiro comecei por contar contos tradicionais, até que arrisquei em contar os Micro Contos em público.
Escrevo e conto pequenas histórias.”
Fernando Guerreiro, estará com os seus Micro Contos, pela primeira vez nos nossos Caminhos!
Que Micro Conto escreverá em Pombal?
Sem comentários:
Enviar um comentário