21/05/21

 Os nossos convidados...

António Jorge Serafim


Foi funcionário da Biblioteca Municipal de Beja durante 11 anos no setor infantojuvenil, desenvolvendo funções na área da narração oral e na da mediação do livro e da leitura.

Como narrador de contos tradicionais e promotor do livro e da leitura, atividade que vem exercendo já lá vão aproximadamente 25 anos, destaca as enumeras escolas, bibliotecas públicas e municipais, prisões, centros de dia, festivais de teatro, feiras do livro, centros culturais, que vem percorrendo de norte a sul do país levando a arte milenar da palavra nua e crua e ao mesmo tempo imaginária deliciosa e doce a quem a queira ouvir. A salientar também as oficinas de mediação de narração oral e mediação de leitura que tem efetuado para as Associações de Pais, Professores e Educadores e seminários subordinados à mediação de leitura.

Destaca enquanto contador de histórias a participação na Feira do livro de Buenos Aires, Cabo Verde (Ilha de Santiago e São Vicente), Luxemburgo, Suíça, Estados Unidos, Festival de Cuentos por La Paz em Montevideu, Festival de Cuentos Los Silos em Tenerife. A convite do Instituto Português do Oriente, duas deslocações a Macau.

É membro do grupo musical “ Tais Quais”, conjuntamente com grandes nomes da música portuguesa: Tim, João Gil, Vitorino, Vicente Palma, Paulo Ribeiro, Celina da Piedade e Sebastião Santos.

Define-se como um esmerado cozinheiro nas artes da boa-disposição. Narrador de histórias rocambolescas onde habitam personagens caricatas em situações que nem lembram ao diabo, gosta de as temperar com uma pitada de absurdo e mais duas de imprevisto. Depois de a elas lhes tomar o gosto, refoga-as com muita sátira aos bons, maus e piores costumes, não se lhe escapando nada nem ninguém pelo buraco de uma agulha. Arremata o suculento cozinhado com um polvilhado de Stand Up Comedy.

Quando falamos de Jorge Serafim, falamos de um ser maravilhoso viajante que, conduzido pelo sonho e pelo amor atraca na escrita, ilustração, mediação, e narração. É o nosso Serafim.


Sem comentários:

Enviar um comentário