28/05/21

 Os nossos convidados...

Alice Vieira

Alice Vieira nasceu em 1943, em Lisboa. É licenciada em Filologia Germânica pela Faculdade de Letras de Lisboa.

Iniciou a sua carreira de jornalista aos 18 anos, no “Diário de Lisboa”. Trabalhou em vários jornais, entre os quais o “Diário de Notícias”, a cuja redação pertenceu até 1990, data em que deixou o jornalismo diário, para ficar como ”free-lancer”. Atualmente trabalha no “Jornal de Mafra”, no jornal “Almonda”, no jornal “Sol ”e na revista juvenil “Audácia”, dos missionários combonianos.

Em 1979 publicou o seu primeiro romance juvenil —“Rosa, Minha Irmã Rosa” - que nesse ano ganhou o “Prémio de Literatura do Ano Internacional da Criança”.

Desde então tem publicado regularmente romances juvenis, romances para adultos, livros de crónicas, teatro, recolhas de histórias tradicionais.

Recebeu o prémio Calouste Gulbenkian em 1983 pelo seu livro “Este rei que eu escolhi”; o Grande Prémio Gulbenkian pelo conjunto da obra (1984); o Prémio Maria Amália Vaz de Carvalho pelo seu livro de poesia “Dois Corpos Tombando na Água” (2005); o Prix Octogone pela edição francesa de “Os Olhos de Ana Marta” (2000); a “Estrela de Prata do Prémio Peter Pan” pela edição sueca de “Flor de Mel”, o Prémio Henriqueta Lisboa” em 2016 pela edição brasileira de “Meia Hora Para Mudar a Minha Vida”, e foi várias vezes distinguida com o Prémio Corvo Branco, atribuído pela Biblioteca Internacional da Juventude de Munique.

Orienta regularmente oficinas de escrita criativa.

Desloca-se quase diariamente a escolas e bibliotecas de todo o país – e também de países onde os seus livros estão traduzidos (Espanha, Alemanha, Holanda, Suécia, Sérvia, entre outros).

Pela segunda vez no palco dos Caminhos de Leitura, para falar de livros, leituras e literatura!

Sem comentários:

Enviar um comentário