31/05/21

 Os nossos convidados...

Cristina Taquelim

Licenciada em Psicologia e Pós- Graduada em Ciências Documentais, foi, entre 1990  e  2020, técnica da administração local - Biblioteca Municipal de Beja José Saramago. Nesta qualidade concebeu e dinamizou programas de literacia familiar/programas de apoio ao desenvolvimento literácito de comunidades educativas/programas de desenvolvimento pessoal e de estimulação cognitiva com adultos em situação de exclusão social e seniores. Coordenou, até Agosto de 2018, o projeto Palavras Andarilhas e até Janeiro de 2020 os serviços de mediação de leitura desta Biblioteca.  

Enquanto narradora, conferencista e formadora, tem participado em inúmeros encontros/projetos em Portugal, Brasil, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Argentina, Macau, México, Espanha. Trabalha como Narradora Oral desde 1990, tendo participado nos principais Festivais de Narração em Portugal, Espanha e Brasil.

Acredita que ler e contar são formas de desenhar janelas para a diversidade das linguagens do mundo. Também as do mundo interior. A palavra da literatura e da oratura são ferramentas que celebra todos os dias. Gosta de imaginar bibliotecas sempre cheias, crianças felizes e velhos serenos. Gosta de desenhar lugares onde, em torno das palavras, nos juntemos para celebrar os dias e as horas: jardins, praças, aldeias e largos. Dos contos sabe que os escuta cada vez melhor. Por ter a cabeça cheia de perguntas, medos e viver quase sempre deslumbrada com a vida, lê, conta e escreve: Malaquias (RHJ), Na Minha Casa Somos Sete (Pé de Página), Uma Casa na Lua (Paulinas Ed.), Corrupio (Ed. Lê), Uma Avó do Coração (0 a oito), Teodora e o mistério dos Cachapins (0 a Oito) foram alguns dos títulos já publicados.

Sábias as palavras que escutámos e continuamos a escutar de Cristina Taquelim. Serão sábias as palavras que subirão, uma vez mais ao palco dos Caminhos de Leitura!


Sem comentários:

Enviar um comentário