20/04/10
Programa da XVI Feira do Livro de Pombal
Biblioteca Municipal de Pombal
2 a 9 de Maio
Programa
Domingo / 2 Maio
15h00 - Abertura e Inauguração da feira
Performance "Os guardiões da sabedoria"
Anima+
15h30 - II Festival da Canção Infantil de Pombal
(Selecção de candidatos da Freguesia de Pombal)
16h30 - Apresentação do livro "Vidas Separadas", com a autora Helena Magalhães
(Actividade promovida por Cultura e Saberes)
17h30 - Apresentação do livro "O Anibaleitor", com o autor Rui Zink
(Actividade promovida por K de livro)
18h30 - À conversa com Luísa Ducla Soares e Maria João Lopes
Quarta-feira / 5 de Maio
22h00 - Circulo dos Novos Poetas de Pombal
À volta da poesia
Sexta-feira / 7 Maio
21h28 - Pedra a pedra
Teatro de L`home Dibuixat
(público familiar/ infantil)
22h08 - Antiguas histórias vueltas a contar
Rodolfo Castro
23h08 - Fiando contos
Tim Bowley e Charo Pita
Sábado / 8 Maio
17h08 - Os monstros na Escola - Autores consagrados desembalsamados com bisturi criativo
Espectáculo interactivo
Paulo condessa
22h08 - Amnésia
Um espectáculo de promoção da leitura sobre a memória…ou falta dela.
Associação Andante
23h08 - Poesia e música
Projecto Artes Novas
(Actividade promovida por K de livro)
Domingo/ 9 Maio
15h30 - Apresentação do livro "A fada perdeu o dente", com a autora Ana da Fonseca
(actividade promovida por S Soares, papelaria e livraria)
(público Infantil)
16h30 - História de quem perde a sombra
Companhia do Chapitô
(Público familiar / infantil)
17h30 - Apresentação do livro "A Maçã Bravo de Esmolfe e a Lagarta Jeremias", com a autora Helena Magalhães
(Público infantil)
Actividades com escolas
Segunda-feira / 3 Maio a Quintra-feira / 6 Maio
10h00 e 14h00 - As letrinhas da carochinha
Óqtrup
Quarta-feira / 5 de Maio
14h30 - Conversa com Dr. Pedro Picoito, autor do livro "D. Nuno, Santo e Cavaleiro"
(actividade promovida por S Soares, papelaria e livraria)
Sexta-feira / 7 Maio
10h00 e 14h00 - Pedra a pedra
El teatre de L´home Dibuixat
Formação
4, 5 e 6 de Maio - 18h00 às 22h00
Fazer Livros - Workshop de técnicas criativas para a construção de livros ilustrados
Formadoras: Cristina Norton e Danuta Wojciechowska
5 e 6 de Maio - 18h00 às 21h30
Leitura vivencial e inteligência criativa - técnicas para a revolução do séc XXI
Formador: Paulo Condessa
Horários da feira
Domingo / 2 de Maio - 15h00 às 23h00
2.ª a 5.ª feira / 3 a 6 de Maio - 09h00 às 22h00
6.ª feira e Sábado / 7 e 8 de Maio - 09h00 às 24h00
Domingo / 9 de Maio - 15h00 às 20h00
Livreiros Presentes: Bichinho de Conto, Cultura e Saberes, K de Livro, Sérgio Soares
08/04/10
Biblioteca de Livros Fantásticos
No próximo dia 23 de Abril, sexta-feira, pelas 18h30, a Biblioteca Municipal de Pombal inaugura a exposição intitulada «Biblioteca de Livros Fantásticos», de Carmen Domech.
Os livros desta biblioteca enlouqueceram… A todos ocorrem coisas estranhas e misteriosas. Cada um conta uma história, como todos os livros do mundo, mas estes livros decidiram transmiti-la de uma forma diferente. Converteu-se em barco o livro que recolhe os relatos do mar, cresceu-lhe uma macieira que conta como nasceram as palavras. Durante a sua viagem, o pequeno livro aventureiro ficou preso numa teia de aranha… Livro após livro, mostramos as histórias que compõem esta Biblioteca de Livros Fantásticos.
Carmen Domech iniciou o seu percurso no âmbito da literatura infantil e da animação da leitura em 1987 como membro fundador e activo do Seminario de Animación a la Lectura y Literatura Infantil de la Escuela de Animación de la C.A.M., participando na organização de ciclos de conferências e cursos sobre literatura infantil e animação da leitura. Como membro do colectivo Dingolondango, ao longo de sete anos, a sua actividade principal centrou-se na realização de oficinas de contadores de histórias, dirigidos a crianças, e de cursos de formação para monitores de tempos livres, professores e bibliotecários. Actualmente, realiza sessões de contos em colégios, bibliotecas, câmaras municipais, centros culturais, e, desde 1993, faz parte da companhia de marionetas Cachirulo, onde trabalha na manipulação e construção de marionetas e desenho, participando em diversos espectáculos.
30/03/10
Caminhos de Leitura & Workshops & etc

"O Sonda Sílaba - jogos de leitura com coreografias de som & sentido", Paulo Condessa
Oficina que estimula a inteligência criativa a partir da experiência de interiorização e exteriorização da palavra, utilizando a desprogramação operacional e a sensorialização consciente. A oficina interliga as vertentes cognitiva, comportamental e sensorial e combina várias técnicas do método Orquestra de Palavras, nomeadamente leitura navegada, leitura sincronizada com composição partilhada, leitura por inversão melódica, leitura repetição-omissão afectiva, leitura sinestesia sonora, etc. A dimensão lúdica é sobretudo explorada a partir das vocalizações e das interpretações imagéticas e corporais com que cada par responde às solicitações de intervenção em pequenos textos ou poemas de autores portugueses.
Objectivos principais: cativar para a leitura por associação a divertimento e prazer; desenvolver apetências e competências orais; desenvolver o espírito de partilha; estimular a criatividade e a liberdade pessoal a partir de práticas de leitura alternativas.
"Os Monstros na Escola - autores consagrados desembalsamados com bisturi criativo - espectáculo interactivo", Paulo Condessa
Alguns monstros sagrados da nossa literatura podem ter congelado numa posição assustadora. Ou estar cheios de pó e naftalina. Desembalsamá-los! E enchê-los de sangue novo! E mostrá-los vivos e complexos e contraditórios e interventivos é o propósito do desembalsamador de palavras. Camões, Pessoa, Cesariny, O´Neill, Ary dos Santos recriados com repetições e omissões e cores e gestos e sons e várias experiências à mistura. Espectáculo muito interactivo que estimula a inteligência criativa a partir da desprogramação operacional e da sensorialização consciente, combinando várias técnicas do método Orquestra de Palavras.
Objectivos principais: cativar para a leitura por associação a divertimento e prazer; despertar para novas formas de ouvir, dizer e sentir a poesial; fomentar a criatividade e a empatia na abordagem dos materiais clássicos; sensibilizar para a questão da subjectividade e da dicotomia consciente/inconsciente na actividade literária.
"Todo o mundo é composto de mudança". As noções de "leitura" e "inteligência" estilhaçam-se e abrem novas possibilidades: necessárias. O modelo vigente, quase exclusivamente mental, atingiu os seus limites. O estado do mundo e a realidade quotidiana exigem novas formas de lidar com a complexa realidade comportamental e emocional que nos interpela em cada momento. De que forma a reconstrução das práticas de leitura pode contribuir para a reconstrução da percepção do Eu e do Outro? E promover um Eu mais sensível para si próprio e simultaneamente mais disponível para o Outro ? Depois de no século XIX termos explorado a inteligência racional, depois de no século XX termos descoberto a inteligência emocional (ainda não generalizada), o século XXI é o século da inteligência criativa. Objectivo: aumentar o grau de consciência humana e harmonizar a vida na Terra. Como? Religando os dois hemisférios do cérebro. Como ? Implementando práticas individuais e comunitárias que reúnam os pares perdidos: pensar & sentir, interiorizar & exteriorizar. Assim poderemos vislumbrar soluções realmente criativas, isto é, que nem sequer estão previstas nas premissas do problema. Vivenciar cada experiência sem esquecer o interior do nosso ser vivo.
Objectivos principais: evidenciar os benefícios da re-sensorialização e des-intelectualização da leitura; fornecer técnicas de articulação entre o pensar e o sentir na construção do eu simbólico; fornecer sugestões para práticas saudáveis de leitura, complementares e alternativas; relacionar leitura emocional e amadurecimento psicológico (níveis de realidade); fornecer técnicas para relacionar escrita e leitura, narrativas internas e externas, pessoais e sociais; identificar e promover a imaginação criativa como ficção que cria realidade.
"Fazer Livros - Workshop de técnicas criativas para a construção de livros ilustrados", Cristina Norton e Danuta Wojciechowska
Explorar em conjunto com professores ou bibliotecários algumas técnicas de criatividade ligados a construção do livro ilustrado. Proporcionar ferramentas que aproximam o livro ás crianças através do seu envolvimento directo, utilizando o recurso à escrita e a ilustração criativa como ferramentas facilitadoras neste processo. Conhecer as ligações entre texto e imagem na construção de uma narrativa. Este workshop destina-se a professores e animadores que trabalham com crianças em idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos.
1. Escrita Criativa.
2. Ilustração Criativa.
3. Construção de livros (escritos, ilustrados e encadernados em conjunto com os orientadores)
4. Construção de livros (nesta fase os professores/bibliotecários trabalham na sua sala de aula ou biblioteca)
5. Apresentação e avaliação desses trabalhos.
1. Escrita Criativa
Utilizando o método de "Os Mecanismos da Escrita Criativa" iremos transmitir aos formandos todos os elementos que compõem um conto infantil. Assim, de uma forma lúdica, trabalharemos as personagens, as motivações e as diferentes descrições. A partir de jogos destinados a espicaçar a imaginação, poderão construir uma história que, graças a ilustração e a montagem das peças, será transformada em livro.
1.1. Teoria
Elementos essenciais: Criatividade. Imaginação. Fantasia.
Ritmos. Rimas. Poemas.
Imageteca interior.
Palavras mágicas.
As vicissitudes do corpo podem contar uma história.
Os suportes da escrita.
O som, cheiro, sabor, cor e tacto nas palavras.
Como dar consistência a uma personagem.
A estrutura do conto tradicional.
Receitas para escrever um conto.
1.2. Exercícios
Parte 1
Iniciação ao ritmo e a rima.
Ver para escrever. Visualização de objectos para melhor os descrever.
As dificuldades do diálogo e como ultrapassá-las.
Diferentes fórmulas para inventar personagens.
O binómio fantástico.
Descrições de sentimentos, lugares e situações.
O uso do corpo na escrita.
Parte 2
Jogos utilizando o dicionário como ferramenta.
As dificuldades da pontuação.
Diferentes vozes para um texto neutro.
O conteúdo das palavras compridas. Como utilizar esse vocabulário.
Escrever metáforas com humor.
Construir uma personagem.
Uma biografia.
Como escrever um conto.
2. Ilustração Criativa
De um modo transversal pretende abordar-se as linguagens da ilustração ou da imagem e a sua importância, no contexto do livro para crianças. Ao mesmo tempo que se faz um conjunto de exercícios de observação e reflexão serão experimentadas duas técnicas específicas em que os participantes poderão trabalhar com ferramentas que despoletam a sua própria criatividade e capacidade de expressão plástica. Estas técnicas serão aplicadas na construção dos livros.
2.1. Temas de reflexão e observação
O contexto "O livro"
Conhecer o objecto visual, uma fórmula mágica, uma ligação entre formas e conteúdos
- Formato, papel, encadernação - veículo de comunicação táctil e visual.
- Aspectos gráficos e tipográficos - sublinhar a narrativa
- Cores e texturas - essências do ambiente
- Composição - desenhar a dinâmica
- Formas e estilização - personalidade e individualidade
2.2. Exercícios
Parte 1
A Cor - Ferramenta da Criatividade
- Pintar com aguarelas para conhecer ambientes das cores
- Pintar para explorar relações entre diferentes cores, utilizar estes conjuntos para criar pequenas histórias.
- Pintar para conhecer o círculo das cores entre dois pólos apostos, observar como entre claro e escuro nascem as cores.
- Pequenos exercícios práticos de observação, relacionados com as teorias da cor em Goethe, Itten e Kandinsky.
- Recurso a técnicas de "brainstorming" para explorar ideias relacionados com a cor.
- Apresentação e de jogos lúdicos, imagens criadas em torno do tema cor.
- Apresentação e análise de livros para crianças, com especial ênfase nos aspectos da cor.
Parte 2
Texturas e Formas - Fazer e Montar
- Pintar, com diversos matérias, dos gestos à textura
- Criar uma "textura teca" uma colecção de texturas pintadas, coloridas em diferentes papeis, explorando transparências, contrastes e cores.
- Técnicas de colagem/montagem, utilizar as texturas coloridas na representação de objectos.
- Do objecto isolado à composição, o exemplo a capa do livro
- Apresentação de livros ilustrados para observação e analise das técnicas desenvolvidas durante o atelier.
3. Construção de Livros
Nesta fase juntam-se os orientadores da escrita e da ilustração. Inicia-se uma dinâmica de interacção entre texto e imagem.
O jogo personifica-se entre dois grupos, os "ilustradores" e os "escritores".
É construído por cada grupo uma sequência de texto e de imagens que funciona como estímulo para a construção da narrativa, e que é completado pelo outro grupo.
Desta troca criativa resultam dois livros, apresentados como um objecto com formato específico e qualidade estética e artística, registo da memória e experiência.
4. Construção de Livros na Sala de Aula
Os professores/bibliotecários são encorajados a fazer o exercício com os seus próprios alunos e em torno das temáticas dos seus estudos. Poderá ser marcada um dia de apresentação dos trabalhos desenvolvidos nas turmas.
5. Apresentação e avaliação desses trabalhos.
Informações: http://biblioteca.cm-pombal.pt
Telefone: 236 210 521
25/03/10
Caminhos de Leitura - VIII Encontro de Literatura Infanto-Juvenil de Pombal

Aqui fica o programa:
Dia 7 de Maio
08h38 - Abertura do secretariado
09h28h às 10h58 - Leituras Caminhantes*
Actividades de animação nas Escolas da cidade e Biblioteca Municipal
11h28 - "Orquestra de Palavras": Biblioteca Municipal, com direcção do maestro Paulo Condessa
11h38 - "Motivar para a leitura": Entidades presentes no Encontro
12h08 - "Educar para a criatividade": Nuno Rocha
14h28 às 15h58 - Leituras Caminhantes*
Actividades de animação nas Escolas da cidade e Biblioteca Municipal
16h58 - "Contos a duas vozes": Tim Bowley e Charo Pita
21h28 - "Pedra a pedra": Teatro de L`home Dibuixat
22h08 - "Antiguas histórias vueltas a contar": Rodolfo Castro
23h08 - "Fiando contos": Tim Bowley e Charo Pita
Dia 8 de Maio
09h28 - "Esplendor na relva": Helena Vasconcelos
10h28 - "O Livro como Desassossego: luz e sombra entre leituras": Maria Teresa Meireles
11h28 - "Las estrellas para quiene las trabaja": Juan Carlos Mestre
14h48 - "Contos no Caminho" (Apresentação projecto europeu): Biblioteca Municipal de Pombal e Eva Mejuto (OQO Editora)
15h08 - "Habitar el sonido… vocês jóvenes, palabras antiguas": Rodolfo Castro
16h08 - "O luar na relva": António Fontinha
17h08 - "Os monstros na Escola - Autores consagrados desembalsamados com bisturi criativo" (Espectáculo interactivo): Paulo condessa
22h08 - "Amnésia" (Um espectáculo de promoção da leitura sobre a memória…ou falta dela.): Associação Andante
Outras Actividades
Exposição: "Biblioteca de livros fantásticos", de Carmen Domech
Feira do Livro
Leituras Caminhantes *
Actividades de animação nas Escolas da cidade e Biblioteca Municipal
Dia 7
09h28 às 10h58
Poesía, la casa de la imaginación - Juan Carlos Mestre
Anatomias - Laboratório de investigação em bibliotecas - Associação Andante
Pedra a Pedra - Teatro de L`home Dibuixat
O Sonda Síbala - jogos de leitura com coreografias de som e sentido - Paulo Condessa
Conversário - como o nome indica, é um lugar para conversar
Contacontos de libros Contentos - Carmen Domech
A ilustração na sala de aula - Eva Mejuto
14h28 às 15h58
Anatomias - Laboratório de investigação em bibliotecas - Associação Andante
Pedra a Pedra - Teatro de L`home Dibuixat
O Sonda Síbala - jogos de leitura com coreografias de som e sentido - Paulo Condessa
Conversário - como o nome indica, é um lugar para conversar
Biblioteca de livros fantásticos - Carmen Domech
A ilustração na sala de aula - Eva Mejuto
* Inscrições no secretariado do encontro
Acções de formação
"Leitura vivencial e inteligência criativa - técnicas para a revolução do séc XXI"
5 e 6 de Maio - 18h00 às 21h30
Formador: Paulo Condessa
Objectivos: Evidenciar os benefícios da re-sensorialização e des-intelectualização da leitura; fornecer técnicas de articulação entre o pensar e o sentir na construção do eu simbólico; fornecer sugestões para práticas saudáveis de leitura, complementares e alternativas; relacionar leitura emocional e amadurecimento psicológico (níveis de realidade); fornecer técnicas para relacionar escrita e leitura, narrativas internas e externas, pessoais e sociais; identificar e promover a imaginação criativa como ficção que cria realidade.
"Fazer Livros - Workshop de técnicas criativas para a construção de livros ilustrados"
4, 5 e 6 de Maio - 18h00 às 22h00
Formadoras: Cristina Norton e Danuta Wojciechowska
Objectivos: Explorar em conjunto com professores ou bibliotecários algumas técnicas de criatividade ligadas a construção do livro ilustrado. Proporcionar ferramentas que aproximam o livro às crianças através do seu envolvimento directo, utilizando o recurso à escrita e a ilustração criativa como ferramentas facilitadoras neste processo. Conhecer as ligações entre texto e imagem na construção de uma narrativa.
Acções de Formação
Valor da inscrição: 30 Euros
Nota: Terá de optar por uma das formações. Para os inscritos no encontro de literatura a formação que escolher é gratuita. Inscrições na Biblioteca Municipal.
Inscrições por e-mail: caminhosdeleitura@cm-pombal.pt
Informações: http//biblioteca.cm-pombal.pt
Telefone: 236 210 521
15/02/10
Danuta Wojciechowska expõe na Biblioteca

Danuta Wojciechowska nasceu no Québec (Canadá) em 1960 e é licenciada em Design de Comunicação (Zurique). Fez estudos pós-graduados em Educação pela Arte em Inglaterra. Vive e trabalha em Lisboa desde 1984. Em 1992 fundou o atelier Lupa Design, onde se dedica ao design, ilustração e cenografia.
Tem muitos anos de experiência como dinamizadora de ateliers criativos, com crianças jovens e adultos. Participa frequentemente em cursos de formação e conferências para professores. Organiza workshops e exposições em torno do seu trabalho de ilustração.
Foi distinguida com várias Menções Especiais do Prémio Nacional de Ilustração: em 1999 pelas ilustrações do livro Fala Bicho, de Violeta Figueiredo (Caminho); em 2000 pelas ilustrações de O Limpa-Palavras e outros poemas, de Álvaro Magalhães (ASA); em 2001 pelas ilustrações do livro O Gato e o Escuro, de Mia Couto (Caminho); e em 2002 pelas ilustrações do livro Mouschi, o Gato de Anne Frank, de José Jorge Letria (ASA).
Em 2003 o livro O Gato e o Escuro foi seleccionado pelo "The White Ravens" - a Selection of International Children`s and Youth Literature. Neste mesmo ano foi um dos ilustradores seleccionados para a Exposição Internacional de Ilustradores da Feira do Livro Infantil de Bolonha, com itinerância nos principais Museus do Japão, pelas ilustrações do livro Mouschi, o Gato de Anne Frank. Recebeu o Prémio Nacional de Ilustração de 2003, pelo livro O Sonho de Mariana, de António Mota (Gailivro). Foi a candidata portuguesa ao Prémio Hans Christian Andersen em 2004. Ainda em 2004 recebeu o prémio para o melhor livro ilustrador da FIBDA - FEstival Internacional de Banda Desenhada da Amadora - por O Sonho de Mariana.
A exposição ficará patente ao público até dia 10 de Abril.
Marcação para visitas guiadas e dinamizadas na Biblioteca Municipal.
Mais informação na página da Biblioteca ou através do telefone 236 210 521