15/05/19

Caminhos de Leitura...

Os nossos convidados!
Trovadoras Itinerantes

As Trovadoras Itinerantes são uma dupla de artistas que percorrem o mundo a contar e a ouvir histórias e canções de tradição oral de seus povos. Um projecto que chegou do Brasil em 2013, a percorrer países como Espanha, França, Holanda e que encontrou pouso fértil em terras portuguesas, onde residem atualmente. Nele, as multi-artistas, escritoras e investigadoras Josy Correia e Luciana Costa, realizam coletas etnológicas, publicações literárias, formações artísticas, sessões de contos, música e artes cénicas de modo criativo, interativo e divertido, com concertos e espectáculos para todas as idades.

Josy Correia é escritora, atriz, contadora de histórias, formadora, investigadora e produtora cultural. Formada em Artes Cénicas pelo Instituto Dragão do Mar de Arte e Indústria Audiovisual de Fortaleza (Brasil) possui 20 anos de experiência em formações de contadores de histórias e educadores. É diretora-fundadora da Cia Catirina de artes cénicas há 17 anos e do projecto Trovadoras Itinerantes. Diretora da Escola de Narradores no Brasil (desde 2015) e em Portugal (desde 2017) e vice-presidente da Associação Cultural Ações & Conexões. Coordena a Rede de Mulheres cordelistas, cantadoras e repentistas do Brasil e é curadora do encontro internacional de contadores de histórias Cordão de Histórias desde 2005. Publicou dois livros de literatura infantil, diversos cordéis e artigos.

Luciana Costa é escritora, ilustradora, música, compositora, formadora, investigadora e produtora cultural. Formada em Música pela Universidade Estadual do Ceará-UECE de Fortaleza (Brasil) com habilitação em piano pelo Conservatório de Música Alberto Nepomuceno (Brasil) e é mestranda em Etnologia das Artes Vivas na Université Nice Sophia Antipolis em Nice (França). Compõe trilhas sonoras para sessões de contos, espetáculos cénicos, rádio, cinema e televisão. Possui 15 anos de experiência em formações de grupos de canto, coral, instrumentos e teoria musical. É diretora musical da Cia Catirina de artes cénicas e do projecto Trovadoras Itinerantes há 8 anos, além de diretora financeira da Associação Cultural Ações & Conexões. Publicou dois livros de literatura infantil, diversos cordéis e artigos. 

Em Pombal, dia 13, 14 e 15 de junho! 

Inscrições:


Sem comentários:

Enviar um comentário