13/06/23

 Caminhos de Leitura 20 anos.


Os nossos convidados de 2023:


OMIRI - Vasco Ribeiro Casais

Omiri é um dos mais originais projetos de reinvenção da música de raiz portuguesa.
Para reinventar a tradição, nada melhor que trazer para o próprio espetáculo os verdadeiros intervenientes da nossa cultura; músicos e paisagens sonoras de todo o país a tocar e a cantar como se fizessem parte de um mesmo universo. Não em carne e osso mas em som e imagem, com recolhas de vídeo manipuladas de modo a servir de base para a composição e improvisação musical de Vasco Ribeiro Casais.
Omiri é, acima de tudo, remix, a cultura do século XXI, ao misturar num só espetáculo práticas musicais já esquecidas, tornando-as permeáveis e acessíveis à cultura dos nossos dias, sincronizando formas e músicas da nossa tradição rural com a linguagem da cultura urbana.
Nos últimos anos Omiri consagrou-se como um projeto internacional, levando toda a portugalidade aos quatro cantos do mundo, atuando nos maiores festivais nacionais e internacionais como a Womex, Reepperbahn, Eurosonic, Rudolstadt, Kaustinen, Viljandi, Dranouter, Live at Heart, EXIB Música, Iminente, WestWay Lab, Med, Artes à Rua entre muitos outros.
O seu álbum "Baile Electrónico" esteve no top 3 nas tabelas World Music Charts Europe (Setembro 2017).
Em 2020 foi galardoado com o Prémio Inatel nos Iberian Festival Awards.
Paralelamente aos concertos de palco também desenvolve projetos especiais com o envolvimento das comunidades locais e direcionados a regiões especificas como os espetáculos únicos em Évora, Pombal, Alcanena, Tomar e Setúbal, dos quais resultaram os livros/ cds : “Alentejo vol.I: Évora", “Beira-Litoral e Ribatejo vol.I: Pombal, Alcanena e Tomar” e “Estremadura vol.I: Setúbal”, sem dúvida obras-primas que reinterpretam toda a cultura de uma região.

Sem comentários:

Enviar um comentário