Jorge Serafim
Jorge Serafim, poeta contador de histórias, é natural de Beja e exerceu funções na Biblioteca Municipal onde reforçou e refinou o gosto pela leitura e pela escrita, nos seus mais variados registos. Da poesia ao humor passando pela música, este autodidacta é conhecido do público pelas várias participações no programa “Levanta-te e Ri”, onde deu a conhecer um humor incomparável transmitido através de uma linguagem marcadamente popular.
Dedica-se a contar histórias pelo país e pelo mundo associando esta arte à promoção do livro e da leitura. Decidido a manter tradição, este jovem alentejano aposta no estilo antigo, de uma forma intimista e pessoal, para que assim se possa tirar todo o partido da magia dos contos. Dono de uma linguagem corporal e de uma dinâmica ímpares,
Serafim consegue envolver o público que o rodeia pois se quem conta um conto acrescenta um ponto, Jorge Serafim acrescenta dois ou três.
Sobre o acto de contar diz-nos:
Conto para que as palavras regressem a casa mais cedo, para que entre nós deixe de haver vazios difíceis de habitar. Como as aves rumo a um sul à espera de existir.
Conto para dar sentido aos passos que faço, para reaprender a amar todas as ruas que percorro e entender todas as gentes que encontro.
Conto para apagar silêncios fundos e afagar tristezas demoradas para fazer dos dias a morada da fala e dos meses a terra sonhada.
Conto para que tudo à minha volta seja mais bonito. Tão simples de fazer, tão complicado de entender...
Explêndido, somente um contador encantandor de históriaspara dizer essas palavras.
ResponderEliminarO Serafim... mais uma vez adoramos... um contador divertido, brincalhão, magnifico... Ficamos à espera da próxima visita...
ResponderEliminar