02/05/11

Oficinas Caminhantes

Durante o IX Encontro de Literatura Infanto-Juvenil de Pombal realizam-se várias oficinas de promoção e divulgação da leitura, do dia 6 de Maio, entre as 10h09 e as 15h59. A descobrir:

Rodolfo Castro
«Como ler sem ser notado»
Ateliê de leitura, propostas teóricas de aplicação prática. Selecção de leituras e de públicos. Intervir à leitura. O escritor sugere, o leitor decide.

Maria Teresa Meireles
«O Imaginário Tradicional: um mergulho num universo telúrico e onírico»
O conto tradicional

José Fanha
«EU, CAÇADOR DE MIM - Oficina de palavras e leitura»
Todos somos feitos de palavras.
A palavra FOME e a palavra ADEUS, a palavra ABRAÇO e a palavra FUGIR, a palavra ÓDIO E a palavra AMOR.
Tantas palavras.
Eu chamo-me TERNURA. Ele traz a palavra SAUDADE agarrada às costas. Ela é uma FLOR. Ele está preso nas grades da palavra RAIVA. Outros partiram num barco à procura da palavra EU.
O barco que nos leva à procura da matéria e das emoções de que é feito cada um é construído com palavras, com histórias, com livros e leituras.
Esta oficina utiliza técnicas diversas com o objectivo desenvolver a relação entre a palavra, os afectos e as emoções. Interligar-se-á a linguagem do telemóvel e do blog com técnicas das Comunidades de Leitores, procurando levar jovens do ensino secundário a descobrirem-se a si próprios através da palavra e da leitura.

Margarida Botelho
«Eva, entre Portugal e Moçambique - exposição à volta da geografia do Livro Eva»
O livro Eva foi ilustrado como se fosse um filme de animação; foram construídos cenários, objectos e personagens/marionetas que depois foram fotografados para serem as ilustrações do livro. Este universo estará em exposição, assim como um filme de animação e alguns objectos/écrans de cartão que contam a dualidade da história da Eva interagindo com o visitante.
“Eva uma viagem de encontros”
Encontro com Professores, formação prática
Oficina de criação de objectos/écrans contadores e fazedores de histórias. Um espaço de partilha de ferramentas e experiências para o nascimento de encontros criativos. Como articular várias expressões e disciplinas para o mesmo objectivo. Como potenciar o espaço de encontro (as pontes) em projectos artísticos comunitários. Exploração do improviso, do inesperado, do desconhecido, da surpresa, da diversidade como plataforma criativa de inclusão e expressão em colectivos.

Para escolas:
O ponto de partida para o Ateliê é uma performance com intervenção da autora/mediadora em conjunto com imagens do filme de animação e alguns objectos. De seguida um Ateliê de construção de histórias tridimensionais feito por uma dupla criativa (duas crianças) que depois serão transformadas em pequenos filmes de animação (stop/motion) em grande grupo. A realização do filme de animação representará o encontro das duas histórias criadas individualmente, ou seja representará a construção de um enredo, de um encontro visual e animado.

António Torrado
«Estrutura narrativa das histórias»

Manuel Sevillano
«Ler na margem»

Paulo Condessa
«Leitura sensorial e inteligência Criativa»

Javier Saez Castán
Libros para leer y para qué más?
Actividades possíveis para realizar com crianças, baseando-se nos livros deste autor. Criação de personagens.

Mais informações: http://biblioteca.cm-pombal.pt ou através do telefone 236 210 521

Sem comentários:

Enviar um comentário