04/05/11

Convidado VI - Encontro Literatura Infanto-Juvenil

Jorge Serafim


Jorge Serafim, poeta contador de histórias, é natural de Beja e exerceu funções na Biblioteca Municipal onde reforçou e refinou o gosto pela leitura e pela escrita, nos seus mais variados registos. Da poesia ao humor passando pela música, este autodidacta é conhecido do público pelas várias participações no programa “Levanta-te e Ri”, onde deu a conhecer um humor incomparável transmitido através de uma linguagem marcadamente popular.
Dedica-se a contar histórias pelo país e pelo mundo associando esta arte à promoção do livro e da leitura. Decidido a manter tradição, este jovem alentejano aposta no estilo antigo, de uma forma intimista e pessoal, para que assim se possa tirar todo o partido da magia dos contos. Dono de uma linguagem corporal e de uma dinâmica ímpares,
Serafim consegue envolver o público que o rodeia pois se quem conta um conto acrescenta um ponto, Jorge Serafim acrescenta dois ou três.

Sobre o acto de contar diz-nos:
Conto para que as palavras regressem a casa mais cedo, para que entre nós deixe de haver vazios difíceis de habitar. Como as aves rumo a um sul à espera de existir.
Conto para dar sentido aos passos que faço, para reaprender a amar todas as ruas que percorro e entender todas as gentes que encontro.
Conto para apagar silêncios fundos e afagar tristezas demoradas para fazer dos dias a morada da fala e dos meses a terra sonhada.
Conto para que tudo à minha volta seja mais bonito. Tão simples de fazer, tão complicado de entender...

2 comentários:

  1. Explêndido, somente um contador encantandor de históriaspara dizer essas palavras.

    ResponderEliminar
  2. O Serafim... mais uma vez adoramos... um contador divertido, brincalhão, magnifico... Ficamos à espera da próxima visita...

    ResponderEliminar