29/05/18

Os nossos convidados...

Jorge Serafim


Foi funcionário da Bibilioteca Municipal de Beja durante 11 anos no sector infanto-juvenil, desenvolvendo funções na área da narração oral e na da mediação do livro e da leitura.
Como narrador de contos tradicionais e promotor do livro e da leitura, actividade que vem exercendo já lá vão aproximadamente 20 anos, destaca as enumeras escolas, bibliotecas públicas e municipais, prisões, centros de dia, festivais de teatro, feiras do livro, centros culturais, que vem percorrendo de norte a sul do país levando a arte milenar da palavra nua e crua e ao mesmo tempo imaginária deliciosa e doce a quem a queira ouvir. A salientar também as oficinas de mediação de narração oral e mediação de leitura que tem efectuado para as Associações de Pais, Professores e educadores e seminários subordinados à mediação de leitura.
Da itinerância que vai construindo no dia-a-dia, guarda na memória algumas das sessões de contos efetuadas em diversos locais: Festival Artes e Manhas em Angra do Heroísmo, Festival Teatro O Acaso em Leiria, Festival de Teatro amador em Évora, Casa De Las Conchas (Salamanca/Espanha), Casa do Alentejo em Toronto (Canadá), Galiza (Tui, Ourense, Vigo, Santiago de Compostela), Contos de Liberdade – Festival de Contadores de Histórias em Faro, Palavras Andarilhas –encontro de contadores de Histórias em Beja., Festival de Teatro Agosto no Fundão, etc...
A convite do Instituto Camões destaca: Feira do livro de Buenos Aires, Cabo Verde ( ilha de Santiago e São Vicente), Luxemburgo, Estados Unidos (New Jersey) e Uruguai.
A convite do Instituto Português do Oriente, duas deslocações a Macau.
É membro do grupo musical “ Tais Quais” , conjuntamente com grandes nomes da música portuguesa: Tim, João Gil, Vitorino, Vicente Palma, Paulo Ribeiro, Celina da Piedade, Sebastião Santos.
É fundador e membro do colectivo, "Jorge Serafim e as Vozes da Cal": Um contador de histórias e quatro músicos, ao todo cinco amigos das mesmas eternidades, juntaram-se para acomodar o Sul que carregam no peito em cima do mesmo palco. São histórias tradicionais do mundo árabe aconchegadas em canções onde se cruzam as palavras dos poetas Árabes com as vozes cálidas e arrastadas do Alentejo. A viola Campaniça, o alaúde, as violas e as gaitas, criam as atmosferas necessárias para que as narrativas de um tempo distante desfilem neste presente tão ausente.
Pela voz dos cantautores, poemas de Al-Mu'Tamid diluem-se pelo cante do Baixo-Alentejo, como que a reparar uma urgência, a de diluir fronteiras porque o Sul é para tecer horizontes sem linhas que o separem.
E assim viajamos até Damasco, até ao Cairo, até à Pérsia, até ao imenso Alentejo, pela mão de Jorge Serafim e as Vozes da Cal.
Uma feliz união, em torno de raízes que se fundem com outras contemporaneidades e que merecem reluzir à luz do dia como as paredes caiadas ao sol.


Em Pombal, poderá escutar Jorge Serafim, dia 15 de junho,  no Apeadeiro da Memória - Festival de Narração Oral.


Sem comentários:

Enviar um comentário