28/05/18

Os nossos convidados...


José Mauro Brant

Ator, cantor, autor e diretor de óperas e espetáculos musicais com mais de 70 espetáculos no currículo, José Mauro Brant define-se com uma só expressão: “Sou um contador de Histórias”. Foi em 1993, junto ao PROLER (Programa de Leitura da Biblioteca Nacional) que Brant, começou a pesquisar a linguagem dos contadores de histórias nos ambientes de promoção de leitura. Recuperar e promover a manutenção das cantigas de ninar, os contos tradicionais brasileiros e difundir o livro e a leitura, sempre foi a sua maior intenção. Em 1996 estreou seu primeiro espetáculo contando e cantando histórias: “Contos, Cantos e Acalantos”. Num pequeno auditório no Museu de Folclore Edson Carneiro, com o palco nu, José Mauro, desfiava contos e cantos populares brasileiros encantando o público com a sensibilidade de sua forma de narrar. O espetáculo deu origem ao CD “Contos, Cantos e Acalantos”. O CD, hoje reeditado pela “Belazarte Edições” ganhou o “Grande Prémio da música brasileira”, na categoria melhor álbum Infantil; e o prémio “Rival/Petrobrás” de Musica independente, na categoria “Atitude”- pela pesquisa e idealização do projeto.
Hoje, Brant concilia seus espetáculos de narração com a criação de grandes espetáculos musicais, seu mais recente espetáculo : “Makuru um Musical de Ninar”, também lançado CD em todas as plataformas digitais, teve mais de 20 indicações para os principais prémios do teatro carioca, incluindo melhor texto, melhor diretor e melhor espetáculo infantojuvenil. “Era uma vez... Grimm” e “O Pequeno Zacarias – uma ópera Irresponsável” (da obra de E.T.A. Hoffmann), parcerias com o maestro Tim Rescala, ganharam, ambos, prémio APTR de melhor música. Todos os seus espetáculos tem uma coisa em comum: o mergulho apaixonado na literatura, a valorização do imaginário e das infinitas fronteiras que podem haver entre a música e o desejo de contar uma boa história.


Em Pombal, poderá escutar José Mauro Brant, dia 15 de junho,  na conferência "O livro dos Acalantos"  e no Apeadeiro da Memória - Festival de Narração Oral
Dia 16, na oficina "Oralidade e jogo cénico nas práticas leitoras"


Sem comentários:

Enviar um comentário