25/05/18

Os nossos convidados...


Quico Cadaval


Quico Cadaval é contador de histórias , dramaturgo e encenador teatral.
Na atualidade está com a sua companhia teatral na tournée da peça "A cabeça do Dragão"
Sobre si, escreveu:
Nasci em 1960, mas, pela minha maturidade parece que nasci em 1959.
Nos anos 80 entrei no mundo do teatro depois de estudar História e de participar nos movimentos soberanistas galegos.
O meu magnetismo por Portugal e pela cultura portuguesa começou na adolescência, seguindo os músicos de Abril, como o Zeca Afonso e Fausto.
Faço parte da associação AJA na memória do Zeca e da fundação Via Galego que visa vincular a Galiza ao mundo lusófono.
Nos finais dos anos 80 escrevi e estreei a peça "Um códice clandestino" inspirado na poesia comum galaico-portuguesa, nomeadamente nos poemas obscenos de escarno e maldizer.
Nos anos 90 descobri que a minha doença de falar a toda hora é um ofício artístico e entrei assim na área dos contadores de histórias. Fui bem recebido neste país, tendo participado em festivais e espaços culturais de Braga, Beja, Pombal, Praia da Vitoria, Porto, Valongo, Tondela, Oeiras, Coimbra, Faro, Montemor-o-Novo, Maia, Viana, e em mais algum que não me recordo.
Na área do teatro encenei peças para Entretantoteatro e A Teia, mantendo ainda uma relação muito especial com A Barraca. Participei no Alkántara Fest, em projetos europeus em Montalegre e fui professor de OT na RTP.
É por isso que sinto a cultura portuguesa. O simples facto de voltar, provoca-me a sensação de voltar a casa!


Em Pombal, poderá escutar o Quico Cadaval, dia 15 de junho, no Apeadeiro da Memória - Festival de Narração Oral.
Dias 15 e 16, na oficina "Contar é uma conversa"


Sem comentários:

Enviar um comentário