28/05/18

Os nossos convidados...


Ana Sofia Gonçalves

Ana Sofia Gonçalves nasceu em Lisboa, em 1979.
Licenciou-se em Artes Plásticas - Pintura pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa em 2003 e em 2005 tirou o Curso de Ilustração Infantil no A.R.C.O.
É docente de Artes Visuais no Colégio Pedro Arrupe e docente de Adereços na Escola de Artes e Ofícios do Espetáculo do Chapitô. 
Expõe individualmente na Galeria Trema em Lisboa e na Galeria Trindade no Porto. Participou em diversas exposições coletivas, entre as quais destaca-se a ARTELISBOA - Feira Internacional de Arte Contemporânea e a JUST MADRID - Feira Internacional de Madrid.
Ana Sofia trabalha sobre memórias da sua infância, mas também sobre histórias de um mundo em que os animais adquirem personalidade e vida própria. Para além da pintura, o seu trabalho adquire um carácter tridimensional e estende-se para o campo da ilustração, da escultura e da cenografia.
Em 2008 ilustrou o livro "A princesa que veio da lua", de Maria João Carvalho e em 2013 o livro "Queres namorar comigo?", de João Ricardo. Em 2010 foi selecionada para a exposição Ilustrarte 09 - Bienal internacional de ilustração para a infância. Em 2016 ilustrou o livro "Diário de um migrante" de Maria Inês Almeida, que foi adaptado para o teatro pela Companhia João Garcia Miguel, no Teatro Ibérico, em que a cenografia é realizada pela própria.
Colabora com a Bordallo Pinheiro na ilustração de sardinhas da coleção Sardinhas by Bordallo e com a Vista Alegre, na Placa do Dia da Mãe de 2015.
Tem participado em diversos projectos, relacionados com Fernando Alvim, entre os quais a cenografia do programa "É a vida Alvim", para o canal +TVI e para o canal Q.
Realizou a cenografia e figurinos do espetáculo "O meu pai é um homem pássaro" encenado pelo João Ricardo que esteve em cena no Teatroesfera, Teatro da Comuna e Teatro da Terra. Colabora com a produtora de eventos H2N, com a conceção e execução da cenografia, figurinos e adereços para a Hendrick's Gin.

Em Pombal, poderá escutar a Ana Sofia Gonçalves dia 16 de junho, no Teatro-Cine, na oficina "Se eu fosse um pássaro".


Sem comentários:

Enviar um comentário