30/05/18

Os nossos convidados...

Benita Prieto


Uma artista da palavra que estudou Engenharia Eletrónica, Teatro e fez especializações em Literatura Infantil e Juvenil e em Leitura: Teoria e Práticas. Trabalha como Contadora de Histórias do Grupo Morandubetá desde 1991 com mais de 2000 apresentações por todo o Brasil e países como Espanha, Portugal, Uruguai, Colômbia, Venezuela, Cuba, Chile, Argentina, Moçambique...
Formou mais de 20 grupos de contadores de histórias e agentes de leitura. Como Produtora Cultural criou feiras de livros, visitas guiadas a espaços culturais, espetáculos de narração de histórias, eventos de literatura, podendo destacar o Simpósio Internacional de Contadores de Histórias que tem a chancela da UNESCO e OEI pela preservação de património imaterial da humanidade.
Em 2005 produziu o Histórias primeiro documentário sobre contadores feito no Brasil. Organizou o livro Contadores de Histórias: um exercício para muitas vozes. Ganhou o prémio ContArte/2007, do Centro de Teatro de Havana, em Cuba, por sua trajetória artística e o prémio Culturas Populares 2007, do MINC – Ministério da Cultura, pela idealização e produção do Simpósio Internacional de Contadores de Histórias.
É presidente do Instituto Conta Brasil e Coordenadora da Red Internacional de Cuentacuentos. Tem 4 livros publicados. Criadora do Codex Clube. Tutora dos Agentes de Leitura de Santa Catarina para a Cátedra de Leitura PUC/UNESCO. Colaboradora do Grupo de Pesquisa do CNPQ de Literatura Infantil e Juvenil da Cátedra de Leitura PUC/UNESCO .


Em Pombal, poderá escutar Benita Prieto, dia 14 de junho,  no Apeadeiro da Memória - Festival de Narração Oral.


Sem comentários:

Enviar um comentário